Lei das quotas de género entrou hoje em vigor
Acaba de ser publicada em Diário da República a lei que introduz quotas de género nas administrações e nos órgãos de fiscalização das empresas.

A nova lei introduz uma quota mínima de género de 33,3% nas administrações e nos órgãos de fiscalização das empresas públicas a partir de 2018 e também nas empresas cotadas em bolsa, que terão uma quota mínima de 20% por género também a partir do próximo ano, e de 33,3% a partir de 2020.
Assim, a legislação prevê a publicação de um documento nos sites da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em que é feita a repreensão à empresa infractora, a qual terá um prazo de 90 dias para mudar a situação.

Em conferência de imprensa, a deputada do PS Elza Pais declarou que "a lei aprovada é justa e que vai pôr as mulheres nas lideranças das empresas do país". Sandra Cunha, deputada do Bloco de Esquerda, disse aos jornalistas que considerava a nova legislação "mais um marco na luta pela igualdade de direitos das mulheres em Portugal".
A favor da nova lei votaram na bancada do CDS Assunção Cristas, Ana Rita Bessa, Isabel Galriça Neto, Filipe Anacoreta Correia, Hélder Amaral e Pedro Mota Soares. Ao lado do voto contra do PCP estiveram João Almeida, Telmo Correia, Cecília Meireles, Filipe Lobo d’Ávila, João Rebelo, António Carlos Monteiro e Isilda Novo, também do CDS.

Neale Donald Walsch nas jornadas de reflexão em Portugal
No próximo dia 24 de junho, o autor norte americano vem a Portugal pela primeira vez para as Jornadas Neale Donald Walsch, falar sobre religião.
Os homens Thom Browne usam saias e stilettos
Na Semana de Moda masculina, a acontecer agora em Paris, o criador vestiu homens com saias e stilettos para gritar ao mundo que a separação de géneros no guarda-roupa é uma convenção social a ser abolida agora.
Portugal comemora hoje os 150 anos do fim da pena de morte
A data assinala-se com várias iniciativas nacionais, entre elas uma conferência no CCB e a emissão de um selo comemorativo da abolição da pena de morte.
Esquerda pede mais proteção para vítimas de assédio no trabalho
O Partido Socialista e o Bloco de Esquerda defendem que devem ser as empresas (e não o Estado) a assumir as despesas de baixas e tratamentos médicos associados a doenças resultantes de assédio no trabalho.
Os manuais escolares vão passar a ser digitais
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma da Assembleia da República que tem como objetivo a desmaterialização dos manuais escolares. A avaliação das condições para implementar essa lei começa já este ano letivo.
Chegou o primeiro filme de animação com um romance entre crianças do mesmo sexo
A curta-metragem de animação conta a história de dois rapazes que se apaixonam um pelo outro.
É melhor não fazer a nova atualização do Instagram
Gosta de rever stories dos seus amigos do Instagram? E gosta de tirar prints de algumas delas? Agora o Instagram vai dificultar a vida a quem gosta de perseguir alguns dos amigos nesta rede social.
Memórias do Bangladesh: “É difícil acreditar que existam cenários assim”
Inês Pinheiro transformou a sua experiência de voluntária no Bangladesh num romance impossível de guardar só para si.
Guterres faz apelo no Twitter contra o racismo e a xenofobia
As palavras do secretário-geral das Nações Unidas surgem imediatamente depois das declarações de Donald Trump sobre os incidentes ocorridos no fim de semana em Charlottesville.