A poderosa mensagem por trás do look de Janja da Silva
Não foi apenas Lula da Silva a captar a atenção dos fotógrafos na sua cerimónia de tomada de posse da presidência do Brasil, que aconteceu ontem, 1 de janeiro. Janja da Silva, a mulher do presidente do Brasil, também esteve no centro dos holofotes, e pelos melhores motivos.

Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se oficialmente o 39º presidente do Brasil no último domingo, 1 de janeiro, em Brasília. A cerimónia de tomada de posse, acompanhada por milhares de pessoas, decorreu sem incidentes e contou com a imprescindível presença de Rosângela da Silva, mulher de Lula da Silva, e de Resistência, a cadela dos dois.
Para a ocasião, Janja da Silva, como é conhecida, optou por um look diferente do habitual no que toca a primeiras-damas. Trocou os vestidos por um conjunto de fato cor de champanhe da designer Helô Rocha, cujos bordados foram feitos em parceria com bordadeiras do nordeste do país. Uma escolha que privilegia sem dúvida a Moda nacional. "Queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para os estilistas, para as cooperativas e para as mulheres brasileiras", afirmou a mulher de Lula numa entrevista à Vogue Brasil.

O conjunto elegante, constituído por calças largas, colete e blazer, é também um símbolo de poder feminino, dado que era proibido a mulher usar calças no Senado até 1997. "Primeiras-damas são esperadas para ser bonecas e a Janja quando coloca a calça quebra a paradigma", disse a stylist Thais Farage à CNN Brasil.


Recorde-se que o vestido de casamento da mulher de 56 anos foi também da autoria de Helô Rocha, cujos bordados foram igualmente realizados pela comunidade feminina do município de Timbaúba dos Batistas.

Mundo, Atualidade, Janja da Silva, Lula da Silva, Presidências Brasil
Lula da Silva ganha eleições no Brasil. Esta foi a reação da mulher
Janja da Silva partilhou no Twitter a reação eufórica à vitória do marido, que derrotou Bolsonaro nestas eleições e volta a ocupar o cargo da presidência.
Janja Silva, a desconhecida que se casou com Lula e que salta para as luzes da ribalta aos 56 anos
A socióloga tem estado omnipresente na campanha de Lula para as eleições presidenciais. Depois do ícone da esquerda brasileira ficar à frente na primeira volta do sufrágio de 2 de outubro, a sua terceira esposa mantém-se muito discreta, até mesmo misteriosa, no que toca à vida privada.