Marca lançou vestido infantil chamado 'Lollita', e a polémica instalou-se
Os armazéns John Lewis estão a braços com várias críticas depois de terem posto à venda um vestido da Chi Chi London.
Foto: Getty Images16 de dezembro de 2021 às 11:15 Rita Silva Avelar
A loja multimarca inglesa John Lewis retirou um vestido de festa infantil chamado Lollita das suas lojas - online e físicas - depois de receber duras críticas sobre o mau gosto do nome desta peça. O vestido, da marca londrina Chi Chi London, estava à venda para crianças de 3 a 11 anos por 50 libras.
Em questão está o facto de o nome ser idêntico ao do polémicoromance Lolita, de Vladimir Nabokov, lançado em 1955, que detalha uma situação real de abuso sexual infantil. O livro descreve como um professor de meia-idade abusa de uma menina de 12 anos, embora as críticas quanto ao livro se dividam desde sempre.
A descrição da peça, que estava anteriormente no site de John Lewis, dizia: "Este vestido com certeza se tornará um favorito das festas".
Entretanto, também o vestido desapareceu do website da marca Chi Chi London. Entre os comentários feitos por compradores da John Lewis nas redes sociais, lê-se: "Isso é grotesco e vil." Outra pessoa acrescentou: "Eu não seria capaz de comprá-lo com esse nome. Que loucura chamá-lo assim. O vestido é muito bonito, mas eu não poderia comprá-lo."
Citado pelo The Guardian, um porta-voz de John Lewis disse: "Removemos este produto da venda assim que ele foi trazido à nossa atenção e pedimos desculpas pela perturbação causada."
O pediatra português acaba de lançar um novo livro sobre sexualidade na adolescência. Um guia para pais e filhos que, em plena pandemia, ganha um significado ainda maior.