Ser-se atleta olímpica exige um compromisso a 100%. A alimentação, o descanso, os treinos, o tempo de lazer, o tempo dedicado à família, tudo é posto em perspetiva em função desse grande objetivo que é ser-se um desportista profissional a nível mundial. E se é verdade que alguns países apoiam os seus atletas financeiramente, permitindo-lhes dedicar todo o seu tempo e foco à preparação física, na grande maioria dos casos, os atletas têm de manter o seu trabalho para poderem custear as suas vidas. Nesses casos, os treinos são feitos antes e depois do horário laboral e ao fim-de-semana, o que põe em cima dos atletas e das suas famílias um grande esforço físico, mental e emocional.
Alexandra Ianculescu encontrou uma forma alternativa de financiar a sua modalidade desportiva, deixando-lhe tempo livre para ser aquilo que precisa de ser: uma atleta. Criou uma conta OnlyFans. Alexandra Ianculescu é patinadora de velocidade, nasceu na Roménia, em 1991, mas mudou-se para o Canadá, com a família, ainda em criança, e participou nos Jogos Olímpicos de inverno em 2018. Agora regressou à Europa, pendurou os patins e quer competir em bicicleta, já com o olho nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles, onde gostaria de ganhar uma medalha. O que trouxe Alexandra para a ribalta das redes sociais é o facto de a jovem atleta ter confessado, no Instagram, que criou uma conta de OnlyFans, onde a troco de uma subscrição mensal, envia fotografias eróticas aos seus fãs. Isso permite-lhe treinar a tempo inteiro e comprar o material de que precisa para a sua modalidade.
A post shared by • alexandra ianculescu | OLY • (@speed_skater)
No post que publicou, Alexandra conta que foi com relutância que criou uma conta no OnlyFans em 2021. Cada vez que postava um foto sua de biquíni no Instagram, recebia "uma quantidade maluca de likes" e as pessoas começaram a dizer-lhe que podia ganhar dinheiro com isso. No mesmo texto escreve: "Trabalhei muitíssimo como atleta, esforcei-me para obter uma educação, falo várias línguas e realmente adoro e respeito a imagem que criei de mim mesma."
O que é certo é que o primeiro mês de Alexandra Ianculescu no OnlyFans mudou a sua vida por completo. "Agora posso treinar a tempo inteiro, consigo comprar o equipamento de que preciso, as bicicletas dos meus sonhos, poupar para outros objetivos na vida e desfrutar de tudo isto sem ter de sacrificar a minha vida de atleta com três trabalhos em part-time, como fazia no passado, enquanto perseguia os meus sonhos olímpicos."
Não será o primeiro nem o último caso em que os meios justificam os fins.