A trajetória de Lin Qi foi marcada por uma visão ousada: transformar O Problema dos Três Corpos num sucesso mundial, colaborando com a Netflix e David Benioff e D.B. Weiss, criadores de O Jogo dos Tronos. No entanto, a sua ambição foi interrompida pela traição de Xu Yao, funcionário que após ser despromovido na empresa, planeou meticulosamente o seu homicídio.
O enredo macabro desenrolou-se em 2020, quando o produtor de 39 anos foi envenenado no dia de natal, por este executivo descontente da Yoozoo. O crime chocou os círculos tecnológicos e de videojogos na China, onde Lin Qi era uma figura proeminente, uma vez que este acabou por morrer e nunca chegou a saber do sucesso que O Problema dos Três Corpos seria.
A história toda faz lembrar um filme, até a forma como tudo foi organizado: Xu Yao construiu um laboratório improvisado em Xangai, onde experimentou uma variedade de venenos comprados na dark web, inspirado pela série norte-americana Breaking Bad. Entre setembro e dezembro de 2020, alterou as bebidas com cloreto de metilmercúrio e levou-as para o escritório, dando-as a Lin Qi, que não resistiu à fórmula criada por Yao.
O veredicto do tribunal chinês condenou Xu Yao à morte, destacando a natureza desprezível de seus atos. O trágico fim de Lin Qi lançou uma sombra sobre o projeto de adaptação, mas a sua visão de transformar O Problema dos Três Corpos numa saga de sucesso perdurou, apesar da tragédia que o envolveu. Agora, a Netflix recupera a história na série que já está disponível na plataforma de streaming e que está a chocar alguns dos espectadores mais sensíveis aos bastidores da indústria do cinema e da televisão, que por si só, às vezes, podiam dar fortes argumentos.
Apesar da história obscura que a acompanha fora dos ecrãs, a série apresenta um guião incrivelmente interessante. Tem oito episódios e segundo a Netflix procura "mergulhar o público em mistérios e descobertas que abalam a terra, antes de consequências potencialmente catastróficas chegarem à vida tal como a conhecemos", escreve a plataforma de streaming.
"A história começa na China dos anos 60, quando uma jovem toma uma decisão fatídica que se repercute no espaço e no tempo até aos dias de hoje. Quando as leis da natureza se desvendam inexplicavelmente, um grupo unido de cientistas brilhantes tem de unir forças com um detetive inflexível para deter a maior ameaça da humanidade." A série, classificada como ficção científica, é uma história épica que redefine o drama com os seus mistérios em camadas, com uma forte ligação humana. Além disso, apresenta um enredo de estrelas com atores como Eiza Gonzalez, Jovan Adepo, Jess Hong e Jonathan Pryce. Tem, também, como produtores executivos, Brad Pitt, Rosamund Pike ou Rian Johnson.