Atual Vanessa Springora: “Em jantares perguntava: 'quem nesta mesa foi abusada, agredida ou violada?'. Todas as mulheres levantavam a mão.”

Foi recebido com uma onda de choque em França. 'Consentimento', o testemunho literário de Vanessa Springora relata a relação que teve aos 14 anos, com o escritor Gabriel Matzneff, 36 anos mais velho. Vanessa descreve a manipulação de que foi vítima e denuncia uma sociedade conivente com o poder. A autora contou-nos a agitação que tem vivido e analisou o movimento #MeToo.

Comportamento Divórcio. Devem as crianças ir a tribunal?

A lei é clara: a partir dos 12 anos uma criança deve ser ouvida em tribunal quando os assuntos em causa lhe dizem respeito, nomeadamente acerca da sua vida após a separação dos pais. Mesmo quando estão de acordo entre si, mais ainda quando o não estão. Com cerca de doze mil divórcios com filhos por ano, esta é uma nova realidade, por vezes muito controversa, que a 'Máxima' foi descobrir.

Comportamento Ho, ho, ho! Outra vez o Natal

O dia 25 de dezembro está quase a chegar. Enquanto o Pai Natal enche o trenó, as lojas enchem as prateleiras, a época de maior consumo do ano instala-se, feliz e luminosa, apoiando-se nas tradições e desafiando os valores da quadra numa sociedade que, apesar de frenética, procura manter a magia. Quais as tradições que se mantém, as que mudaram e as que chegaram para ficar?

Culturas Feminismo de A a Ser

Sabe o que significa mansplaining? Está familiarizada com o conceito de gaslighting? Lúcia Vicente esclarece todas as dúvidas, sumarizando ainda de forma clara aquilo que o feminismo é. E o que não é. Está tudo no livro 'Feminismo de A a Ser' (Objectiva), do qual avançamos a pré-publicação de alguns excertos.

+Carregar mais