Margarida Ferra: “Ganharíamos muito se nos prendessemos menos aos objetos e mais às memórias que eles deixam”
"Saber Perder" é o terceiro livro da autora. Um texto à base de fragmentos, minuciosamente escolhidos e muito bem interligados, em que o leitor sente que está a entrar no palácio da memória de Margarida Ferra. A Máxima conversou com a escritora sobre o seu percurso.
Galiza é nome de mulher. Roteiro pelos Caminhos de Santiago
Partimos rumo a Santiago de Compostela, sempre junto ao mar. Entre o caminho e o destino, deixamo-nos levar pela curiosidade, avançando por cidades, praias e bosques, numa viagem que extravasa a rota e as expectativas.
"O ativismo de fachada das redes sociais acaba por ser só uma quantidade de likes que não se traduz em nada"
Tânia Ganho escreve sobre as suas inquietações. Numa manhã de Verão, na Livraria Buchholz, falou do “poder redentor da literatura”, do ativismo de sofá e de como a violência vive no quarto ao lado. Na vida usa o sentido de humor como arma, no trabalho é disciplinada. Há horas para escrever e outras para a tradução.
Sugestão de livro. Uma “Sandwich” de areia, lágrimas e flutuações hormonais
O hilariante e muito realista relato de umas férias em família do ponto de vista da pobre mãe, que vive ensanduichada entre filhos jovens adultos e pais velhotes e doentes – enquanto tenta sobreviver à menopausa sem fazer implodir o casamento.
Homens evitam ler livros escritos por mulheres: 81% prefere autores masculinos
No Reino Unido, um estudo com base em 54 mil livros comprados, mostrou que, entre as 20 autoras femininas mais vendidas, menos de 20% das compras foram feitas por homens. E uma dissertação recente dá indícios de que se passa o mesmo em Portugal.
Neige Sinno: "Tinha medo de ser simplesmente 'a vítima de incesto que vai à televisão contar a sua história horrível'"
Entre os 7 e os 14 anos Neige é abusada regularmente pelo padrasto. Quando atingiu a maturidade decidiu não calar mais a violência, foi a tribunal e deixou a França. Depois escreveu "Triste Tigre", um livro que nos cai das mãos, é uma autêntica bomba. Conversa exclusiva com a escritora.