Um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, que contou com mais de seis mil participantes e durou duas décadas, demonstrou que há um tipo específico de produto de limpeza cuja inalação crónica provoca envelhecimento dos pulmões e alterações permanentes nas vias respiratórias.
Esta é uma condição crónica, hereditária e com uma componente hormonal. Razão pela qual tende a piorar na puberdade e com a toma da pílula. Muitas jovens queixam-se de bullying na escola. Mulheres adultas sentem as pernas pesadas e têm dificuldade em cumprir as obrigações diárias. A boa notícia é que há tratamento.
Para celebrar o Dia Internacional da Saúde da Mulher, a Máxima falou com uma especialista em líquen vulvar escleroso. Uma doença feminina rara, crónica e dolorosa. Os sintomas confundem-se com os da candidíase e é muito difícil de diagnosticar. Mas há esperança.
Assim como a menstruação muda a vida de uma rapariga para sempre, quando se despede não voltamos a ser as mesmas. Algumas de nós descobrem uma nova liberdade.
“Eu queria ter filhos, se não com o meu marido, então com o meu parceiro, o meu companheiro, o meu namorado, qualquer que fosse o título que ele quisesse assumir em relação a mim.” Todos os sábados, a Máxima publica um conto sobre o amor no século XXI, a partir de um caso real.