Bruna Quintas grávida do segundo filho. “Quando és mãe, ficas mais vulnerável no trabalho”
Aos 28 anos, a atriz espera a chegada de um irmão ou irmã para Matilda e conta à Máxima o que muda com esta nova experiência. Fala-nos ainda da amamentação, da desigualdade entre mulheres e homens e da pressão para estar sempre bem na gravidez.
"Precisamos de deixar as famílias em paz. Os bebés querem mamar e as mães querem amamentar"
Opinião de Cristina Pincho, Consultora de Lactação IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant), membro do Movimento Amamentar em Portugal e mãe de cinco filhos.
Mankeeping: o fardo invisível que as mulheres carregam para tomar conta dos homens
O termo foi cunhado por uma psicóloga social num estudo publicado em 2024 pela Universidade de Standford. Refere-se ao fardo emocional e social que as mulheres carregam nas relações, sobretudo em torno das conexões sociais dos seus companheiros.
Amamentação. "Há mães que abdicam da licença para manter o seu posto de trabalho. Eu sei porque fui uma delas"
Carolina Almeida, fundadora do maior site de alimentação infantil em Portugal, Comida de Bebé, conta à Máxima a experiência que viveu no âmbito laboral durante a sua licença de amamentação. O testemunho chega numa altura em que o governo está a propor uma alteração no Código de Trabalho que pode impactar os direitos das mães.
Atestado de amamentação. Nem tudo são más notícias na nova proposta do Governo
O Governo apresentou um pacote de alterações que pretende aplicar ao Código do Trabalho. Para já, são apenas propostas que ainda serão discutidas, mas estão em cima da mesa novos direitos e deveres no que toca à amamentação – com boas e más notícias.
Dividir para reinar. O que levará este Governo a uma ação tão furiosa contra os direitos das mulheres?
Porque é que o Governo insiste em revogar, rever e condicionar direitos que as mulheres têm ou tinham até há pouco tempo? Estranhamente, num momento em que o País se depara com tantos e tão graves problemas, o executivo parece mais preocupado em acossar metade da população.
Vender leite materno online. A nova trend que pode render mais de €860 por mês
É dos Estados Unidos que chega esta nova tendência. Dezenas de milhares de mulheres estão a vender o seu leite materno em grupos do Facebook. Podiam doá-lo a hospitais pediátricos, mas preferem ganhar dinheiro. Afinal, apesar das dúvidas que suscita, é um negócio rentável.