Uma ceramista francesa em Lisboa
Stéphane Mulliez é a mentora do La Junqueira Artists Residency, uma residência artística em Belém. Também ela artista, cria peças inspiradas em emblemas da cultura grega, alusivos ao amor, à sorte, ao dinheiro, em cerâmica.
Vem de França, e há uns anos decidiu instalar uma residência artística na Junqueira, num edifício que estava desocupado. Pelas várias salas do atelier, vemos obras de artes de Stéphane Mulliez, de pinturas a stencils, a colagens ou peças de cerâmica. São estas últimas que nos chamam à atenção quando chegamos ao seu próprio mini atelier, repleto de chapas e moldes, como peças inacabadas e coleções terminadas. "Eu tive a oportunidade de beneficiar de uma formação na escola de arte BRASSART, em Bourdeaux, e durante essa formação fazíamos escultura e modelagem. Hoje trabalho com vários moldes, a modelagem foi a minha primeira abordagem à cerâmica", conta-nos.

"A paixão que me inspira para fazer este meu trabalho é a descoberta de pequenas placas de metal que se encontram na Grécia ortodoxa, que reproduzem os símbolos do quotidiano. Faço uma estampa do material, e desenvolvo-a a partir daí", conta. "Esses pequenos símbolos são símbolo da mulher, pode ser um coração, por exemplo." Veja o vídeo.


Créditos
Vídeo e edição: Mariana Margarido
Agradecimentos: La Junqueira Residency

Cultura, Diversão, Arte, Ceramista, Francesa, Stéphane Mulliez, La Residency, Junqueira, Ceramica
Uma arquiteta italiana em Lisboa
Camilla Degli Esposti mudou-se com a família para Lisboa em plena pandemia. Consigo trouxe o gabinete de arquitetura que fundou em 2017 – o Deckora Design.
Uma vindima e um bebé. Os desafios de uma enóloga e mãe
Paula Bragança tem 33 anos e é enóloga e proprietária — ao lado de João Nuno Ataíde e da sua família — do Monte da Raposinha, projeto alentejano de vinhos e enoturismo em Montargil. No final de 2020, nasceu José Tomás, e nós sentámo-nos com Paula para saber como foi fazer uma vindima, na vinha e na adega, com um bebé de sete meses literalmente às costas…
La Junqueira, um atelier de residências artísticas escondido em Lisboa
A artista francesa Stéphane Mulliez apaixonou-se por Lisboa (quem não?) e inaugurou, em 2018, um espaço de residências artística junto ao rio. Entrámos no 286 da Rua da Junqueira para espreitar o trabalho da própria e de alguns dos talentos que por lá passaram.