Prazeres

Uma ceramista francesa em Lisboa

Stéphane Mulliez é a mentora do La Junqueira Artists Residency, uma residência artística em Belém. Também ela artista, cria peças inspiradas em emblemas da cultura grega, alusivos ao amor, à sorte, ao dinheiro, em cerâmica.

A carregar o vídeo ...
21 de junho de 2022 Rita Silva Avelar

Vem de França, e há uns anos decidiu instalar uma residência artística na Junqueira, num edifício que estava desocupado. Pelas várias salas do atelier, vemos obras de artes de Stéphane Mulliez, de pinturas a stencils, a colagens ou peças de cerâmica. São estas últimas que nos chamam à atenção quando chegamos ao seu próprio mini atelier, repleto de chapas e moldes, como peças inacabadas e coleções terminadas. "Eu tive a oportunidade de beneficiar de uma formação na escola de arte BRASSART, em Bourdeaux, e durante essa formação fazíamos escultura e modelagem. Hoje trabalho com vários moldes, a modelagem foi a minha primeira abordagem à cerâmica", conta-nos.

Cerâmicas de Stéphane Mulliez.
Cerâmicas de Stéphane Mulliez. Foto: @stephanemulliez

"A paixão que me inspira para fazer este meu trabalho é a descoberta de pequenas placas de metal que se encontram na Grécia ortodoxa, que reproduzem os símbolos do quotidiano. Faço uma estampa do material, e desenvolvo-a a partir daí", conta. "Esses pequenos símbolos são símbolo da mulher, pode ser um coração, por exemplo." Veja o vídeo.

Cerâmicas de Stéphane Mulliez.
Cerâmicas de Stéphane Mulliez. Foto: @stephanemulliez

Créditos

Vídeo e edição: Mariana Margarido
Agradecimentos: La Junqueira Residency

 

Saiba mais
Cultura, Diversão, Arte, Ceramista, Francesa, Stéphane Mulliez, La Residency, Junqueira, Ceramica
Leia também

Uma arquiteta italiana em Lisboa

Camilla Degli Esposti mudou-se com a família para Lisboa em plena pandemia. Consigo trouxe o gabinete de arquitetura que fundou em 2017 – o Deckora Design.

As Mais Lidas