Prazeres

Feira Feita: artes e ofícios em Arroios

Nos dias 18 e 19 de novembro, o Mercado de Arroios recebe a sua 5ª edição da feira de mostra de artesanato.

Foto: Hugo Sousa Films
20 de outubro de 2023 Rita Silva Avelar
O evento, que junta 80 artesãos-autores (com produção exclusiva na área metropolitana de Lisboa), está de regresso à cidade, novamente às mãos de Rita Daniel, fundadora da FICA Oficina Criativa, que se juntou-se a Bernardo Gaeiras para pensar o conceito desde o início. "Ao longo dos anos, tem sido extremamente gratificante observar o crescimento e fortalecimento do setor das artes e ofícios em Lisboa, e acreditamos que a Feira Feita desempenhou um papel significativo nesse progresso", afirmam os fundadores em comunicado de imprensa. "Também estamos cientes de que a Feira Feita tem desempenhado um papel crucial na união desta comunidade e na inspiração de outros a seguirem o mesmo caminho. Devido ao sucesso da edição anterior, temos todos os motivos para ampliar o número de artesãos-autores presentes e a variedade de workshops disponíveis ao público", adiantam. Desta vez o público terá oportunidade, mediante inscrição prévia com valor associado, de participar em 20 workshops diferentes, sempre numa perspetiva de aprender os diferentes ofícios.
Bernardo Gaeiras e Rita Daniel
Bernardo Gaeiras e Rita Daniel Foto: Hugo Sousa Films


Estarão representadas, entre outras, as técnicas de Cerâmica, Têxtil, Joalharia, Marcenaria, Encadernação e Técnicas Mistas. Da área da Cerâmica, entre os novos participantes, a Feira Feita conta com GRAUº Cerâmica, da dupla Isac Coimbra e Diogo Ferreira, Ricardo MilneReShape Ceramics, entre outros. Entre os artesãos-autores está também a MACHEIA, um projeto sobre conhecimento, pessoas e contraste, assim como Le Faubourg Atelier de Jacky Cavallari.
É a quinta vez que acontece este evento.
É a quinta vez que acontece este evento. Foto: Hugo Sousa Films


"O património cultural de Lisboa e a vibrante vida de rua mostram como a cidade tem vindo a valorizar, cada vez mais, tanto o comércio como a arte, misturando perfeitamente a história e a criatividade nos seus mercados movimentados e bairros artísticos", diz por sua vez Diogo Moura, Vereador da Cultura, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa. "A Feira Feita ilustra isso mesmo, mostrando o que de melhor se faz em Lisboa, ao juntar um significativo, e crescente, número de artesãos-autores, num compromisso com o desenvolvimento económico sustentável", acrescenta.
A Feira Feita reúne 80 artesãos-autores.
A Feira Feita reúne 80 artesãos-autores. Foto: Hugo Sousa Films


Uma coorganização entre a Câmara Municipal de Lisboa e a FICA Oficina Criativa, a Feira Feita, que teve a sua primeira edição em 2018, é um meio de divulgação de artesãos-autores com produção em Lisboa. Nos dias 18 e 19 de novembro no Mercado de Arroios, com entrada livre entre as 10h e as 19h.
Saiba mais
Mundo, Diversão, Artes, cultura, entretenimento e média, Monumentos e património, Marcenaria, Têxtil e vestuário, Lisboa, Diogo Ferreira, Câmara Municipal de Lisboa
Leia também

A Burel Factory é uma história de amor dedicada ao património

Esta história dava um belo filme, mas dos que têm final feliz. Começa na serra, continua num sanatório em ruínas transformado em hotel, e culmina numa fábrica têxtil falida que renasce, com o saber fazer português e a sustentabilidade como bandeiras. Agora acaba de chegar ao Chiado, a Woolclopedia, a primeira coleção de Moda da Burel Factory, que é com saltitar numa montanha de lã colorida.

As Mais Lidas