Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Moda / Tendências

Joana Vasconcelos desenha peça gigante para desfile Dior. Mas o que era?

A artista plástica portuguesa, que pensa sempre as suas peças em grandes formatos, desenhou uma instalação para ser o centro do desfile da marca francesa, em Paris.

A carregar o vídeo ...
01 de março de 2023 Rita Silva Avelar
Seria difícil não reparar no objeto que Joana Vasconcelos instalou no Jardim das Tulherias, em colaboração com a casa francesa Dior: tinha mais de uma tonelada de peso, cerca de 24 metros de extensão e sete de altura. 

No âmbito da apresentação da coleção de outono-inverno 2023/24 da marca, e durante a Semana da Moda de Paris, a obra da artista portuguesa foi pensada ao detalhe para ser a protagonista do desfile e enaltecer os looks da maison. A peça, que se chama Valkyrie Miss Dior, foi feita 100% à mão com 20 tecidos da coleção Dior, na sequência de um convite feito por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca. 
Maria Grazia Chiuri ao lado da peça feita por Joana.
Maria Grazia Chiuri ao lado da peça feita por Joana. Foto: Getty Images


Com uma dimensão megalómana e a fazer lembrar um cenário entre o esotérico e o intergaláctico - até pelas cores: azuis, vermelhas e brancas - Valkyrie Miss Dior foi trabalhada até ao mínimo detalhe e tomou conta da sala de desfiles de forma avassaladora.
O desfile aconteceu em tons de roxo e azul.
O desfile aconteceu em tons de roxo e azul. Foto: Getty Images


A colaboração entre Joana Vasconcelos e a marca francesa remonta já a 2013, quando esta usou 1.650 frascos de perfume Dior para criar um laço gigante. Mais tarde, em 2019, iluminou uma carteira Lady Dior para fazer o efeito do bater do coração, a propósito da quarta edição de Lady Dior Art, um evento dedicado às artes. O savoir-faire, as artes manuais, a Moda e as questões de género sempre marcaram o percurso da artista, como comprova A Noiva, o lustre de cinco metros feito com tampões higiénicos (2005) ou o sapato gigante feito de tachos e panelas, apresentado em 2010. 
Saiba mais
Moda, Tendências, Atualidade, Joana Vasconcelos, Dior, Valquíria
Leia também

A modelo portuguesa que desfilou para a Dior e é rosto da Givenchy

Com vinte e poucos anos, Carla Pereira pode afirmar com orgulho que já desfilou nas mais emblemáticas semanas da Moda, como as de Paris, Nova Iorque e Londres, mas que também já trabalhou com nomes incontornáveis do mundo da Moda. Mais recentemente, brilhou na campanha internacional da Givenchy Beauty.

As Mais Lidas