Moda / Tendências

Copenhaga: o melhor street style (e também o mais extravagante)

Os looks com os quais as dinamarquesas chamaram à atenção, durante a semana de Moda de Copenhaga, e que adivinham as tendências da primavera/verão 2024.

Foto: Getty Images
18 de agosto de 2023 Ângela Mata
Entre 7 a 12 de agosto, decorreu a Copenhagen Fashion Week, onde foram apresentadas as propostas para a primavera-verão 2024. Copenhaga rivaliza com as consideradas grandes capitais da moda - Paris, Milão, Nova Iorque e Londres - graças à criatividade da passarelle, mas também ao street style que mais tem feito valer o estilo nórdico
A mistura de padrões que tão bem funciona.
A mistura de padrões que tão bem funciona. Foto: Getty Images
A verdade é que as dinamarquesas são as rainhas das misturas que nos parecem impossíveis, e de dar toda uma nova roupagem aos tons neutros. São grandes embaixadoras das novas tendências. Aliás, se quisermos saber quais são e como usar as trends dominantes, basta olharmos para elas.
Até os ténis já não são tão básicos assim. Há quem saiba desafiar as tendências.
Até os ténis já não são tão básicos assim. Há quem saiba desafiar as tendências. Foto: Getty Images
Ninguém domina roupas oversize como elas. O ar descontraído e a mistura de padrões encaixa-se perfeitamente no seu estilo. No guarda-roupa deste ano não faltam, por exemplo, calças largas. E o segredo está em apostar no contraste, optando por outras roupas mais justas para compor o look.
Os nórdicos sabem usar o oversize na perfeição.
Os nórdicos sabem usar o oversize na perfeição. Foto: Getty Images
Elas conseguem dar um toque especial às roupas mais sóbrias, escolhendo acessórios especiais. Esse é um dos grandes truques: um cinto e uma carteira tamanho XXL, ou com cores garridas, uns chinelos estilo Havaianas em vez de uns saltos altos, ou até mesmo calçado que foge ao normal que temos visto até hoje. 
A ganga é uma tendência inegável.
A ganga é uma tendência inegável. Foto: Getty Images
Se usam os vestidos com transparências, colocam o cunho urbano ao combiná-los com um blazer largo. É um facto que as dinamarquesas desafiam os mandamentos da moda com uma boa dose de estilo próprio. E funciona.

O total denim também está presente. Agora estende-se a todas as suas variantes e peças de vestuário possíveis, ganhando ainda mais força. Para além dos vestidos, dos blusões ou dos tops, o denim desta estação personifica-se em peças statement como malas, botas e botins, e detalhes como os strass, que conferem um toque fresco e jovem a qualquer look. A paleta de cores é vasta, mas tem o vermelho como a cor estrela da estação. Logo atrás vem o amarelo. No que toca aos materiais, vemos muito couro e cetim.
Nada é escolhido ao acaso, e há sempre quem se exceda... ou não.
Nada é escolhido ao acaso, e há sempre quem se exceda... ou não. Foto: Getty Images
O estilo colegial também surge, mas com um toque especial. Há que apostar em peças básicas como camisas brancas com laços, saias plissadas ou tweed ou jardineiras e, acima de tudo, o acessório estrela da temporada: mocassins. Microtendências, como as tranças e laços no cabelo ou acessórios para mochilas também ajudam a dar vida a este estilo.
Saltos sim, mas não uns quaisquer.
Saltos sim, mas não uns quaisquer. Foto: Getty Images
As ruas da capital dinamarquesa transformaram-se, assim, numa passarelle improvisada, onde se encontram as mais entendidas em moda. Looks que nos inspiram a todos e que nos dão pistas do que se vai vestir no outono e, sobretudo, como se vai vestir.

Os acessórios são um grande truque, capaz de transformar os looks mais básicos.
Os acessórios são um grande truque, capaz de transformar os looks mais básicos. Foto: Getty Images
Saiba mais
Moda, Tendência, Looks, Street Style, Copenhagen Fashion Week, Semana da Moda, Copenhaga
Leia também

Quiet luxury. Um shopping fiel à tendência

Um conceito de novo luxo que é trabalhado de dentro para fora, com foco na saúde, liberdade e felicidade, mas também no bem-estar. A nossa sugestão? Escolha peças confortáveis, tecidos de boa qualidade, básicos intemporais e remate com acessórios. A paleta cromática é sóbria e suave, e prefira as malhas às popelinas.

As Mais Lidas