Christian Dior Couture primavera 2018
A tenda gigante montada nos jardins do Museu Rodin, em Paris, foi decorada com referências a Alice no País das Maravilhas, a primeira pista de que esta seria uma coleção que nos levaria para outros mundos. Maria Grazia Chiuri quis explorar a beleza do subconsciente, recuperando as ideias de Freud e a estética do surrealismo, numa coleção dramática e dominada pelo preto.

Schiaparelli Haute Couture primavera/verão 2018
Inspirada no Norte de África e na mistura entre as culturas europeias e africanas, a Schiaparelli criou uma coleção em que silhuetas fortes jogam com texturas infinitas e padrões étnicos e vibrantes. O resultado é leveza e transparência e transporta-nos para as margens do Nilo e para terras longínquas.
Giambattista Valli Couture primavera 2018
O criador italiano trouxe um conto de fadas para Paris, entre a couture mais extravagante e os seus habituais vestidos de princesa, incluindo algumas versões mais curtas, com detalhes em pele e renda e outras curtas à frente e compridas atrás. As estrelas do desfile foram os três vestidos finais, em chiffon e tule, cada um mais opulento do que o anterior, em cor de pêssego, lima e rosa algodão doce.
Primavera/verão 2018: Dior
Já sabíamos que Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da maison, gosta de mulheres fortes, e este desfile voltou a mostrar-nos porquê. A designer recuperou algumas das artistas mais marcantes dos anos 60 e deu-nos uma série de looks carregados de cor e brilho.
Alberta Ferretti Limited Edition 2018
A nova coleção da designer italiana é hiperfeminina e repleta de peças sofisticadas e fluidas, bem como algumas mais estruturadas, que captam o lado romântico de Alberta Ferretti. “A minha mulher é poética, adora leveza”, disse a designer ao site da Vogue norte-americana. Não diríamos melhor.
Carteira Lady Dior é personalizada por 10 artistas
Depois do sucesso da linha do ano passado, a maison francesa volta a convidar dez personalidades para criarem novas versões da icónica carteira.
Diogo Miranda apresenta Pre-Fall 2018
A nova coleção do designer é feita de combinações improváveis, como um vestido comprido em chiffon de seda aliado a um bomber jacket ou uma T-shirt desportiva usada com uma camisa às riscas. As propostas de meia-estação apostam ainda em padrões e cores fáceis de usar no dia a dia que resultam num glamour espontâneo, clássico e confiante.
Hedi Slimane é o novo diretor criativo da Céline
O designer sucede a Phoebe Philo, que anunciou a saída em dezembro de 2017.
Elie Saab Haute Couture primavera/verão 2018
O criador transportou-nos para a Paris dos eufóricos anos 20 - jazz, felicidade e a esperança do pós-guerra a borbulhar. Tão sofisticadas como sedutoras, as mulheres de Elie Saab usam vestidos longos e elegantes, em materiais como renda, tule, cetim e seda, sobressaindo os tons pastel.
Chanel Métiers d’Art 2018
Hamburgo, terra natal de Karl Lagerfeld, recebeu uma coleção monocromática inspirada na cultura jovem da Alemanha nos anos 60. Bonés de marinheiro, calças palazzo em ganga riscada e casacos estruturados com influências militares vestiram mulheres andróginas e com atitude.
Chanel Haute Couture primavera/verão 2018
A primavera chegou mais cedo a Paris. Rosas, heras, jasmins e flores de todas as cores adornavam um cenário inspirado nos jardins franceses, ponto de partida para uma coleção que quis captar o momento de recomeço que se vive no país. Na passerelle, silhuetas hiperfemininas, vestidos florais, em tule ou cetim, e o icónico tweed da maison mais uma vez reinventado, agora em tons pastel.
Entrevista: Karl Lagerfeld explica a alta-costura da Chanel
O kaiser da moda quis recuperar a leveza e a fantasia francesas numa coleção repleta de flores e delicadeza. Nesta entrevista, explica porque é que a alta-costura é um dos grandes luxos de um designer de moda.
Jean Paul Gaultier Couture primavera 2018
Jean Paul Gaultier quis homenagear o seu mentor, Pierre Cardin, e criou uma coleção de looks gráficos, inspirados nos swinging sixties e com peças a que chamou Twiggy, Pop, Yellow Submarine ou Cardinella. O desfile foi dominado pelo preto e branco, embora tenham surgido coordenados monocromáticos em vermelho, rosa, verde, azul e amarelo.
Kirsten Dunst, Miranda July e Kim Gordon desfilam o outono/inverno 2018 da Rodarte
As designers da marca substituíram o desfile por uma série de retratos com mulheres inspiradoras.
O poder das mensagens estampadas em T-shirts
A exposição T-shirt: Cult, Culture, Subversion mostra como escrever uma mensagem numa T-shirt pode causar mudanças sociais e culturais.
Burberry: a última coleção de Christopher Bailey
A última coleção do designer para a marca reflete o passado, celebra o presente e anuncia o futuro.
Está a chegar a 50ª Edição da ModaLisboa
De 8 a 11 de março, a semana de moda da capital mostrará as propostas dos criadores nacionais para o outono/inverno 2018.
Dior Cruise 2019: a caminho do México
Foi mais um dia marcante para as mulheres, desta vez ecoado através da poderosa visão da designer Maria Grazia Chiuri.
Dior muda data de desfile para evitar protestos dos coletes amarelos
O desfile de moda masculina foi inicialmente marcado para um sábado mas posteriormente alterado devido aos protestos dos coletes amarelos em Paris.