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Moda / Tendências

20 anos contados em segundos com o Chanel J12

O icónico relógio J12, de Chanel, aproxima-se do seu 20.º aniversário. As celebrações incluem suaves alterações ao modelo e uma campanha recheada de estrelas, de Keira Knightley, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.

18 de dezembro de 2019 às 07:00 Carolina Carvalho

Na Casa Chanel, os ícones e os códigos de identidade da marca são como um abecedário constantemente reinventado e conjugado para escrever cada nova coleção e cada capítulo da história da marca. No entanto, é curioso constatar que um dos ícones que tanto sucesso fez nos últimos 20 anos não tenha sido criado por Mademoiselle Gabrielle Chanel, nem tão-pouco por Karl Lagerfeld, mas sim por Jacques Helleu (Paris, 1938 - 2007), que começou a trabalhar na Maison Chanel aos 18 anos e que durante mais de quatro décadas foi o diretor artístico da marca e o responsável por memoráveis campanhas publicitárias. Foi ele quem, em busca de um relógio totalmente preto para si próprio, se lançou no desafio de criar uma peça à medida do seu desejo.

A inspiração surgiu de dois mundos que admirava, os automóveis de corrida e as regatas de barcos, e o look total em preto foi conseguido com cerâmica, um material que se tornou tendência na relojoaria com o lançamento desta criação. O resultado foi um relógio desportivo e de design intemporal, o J12, que chegou ao mercado no ano 2000 como proposta feminina e que esteve esgotado durante meses. Em 2003, foi criada e versão em branco.

Volvidos 20 anos, a Chanel celebra o seu relógio mais icónico com um look renovado. Arnaud Chastaingt, diretor do estúdio de criação de relógios da Chanel, redesenhou o J12 sem lhe tirar a identidade. O criador, que antes de chegar à Chanel, em 2013, esteve 10 anos a desenhar relógios na Cartier, afirma que fez um trabalho de cirurgião, otimizando os pontos fortes e apagando os fracos. Para aumentar o mostrador, as 30 ranhuras que o envolviam passam agora a ser 40. A espessura da caixa foi aumentada enquanto a largura da coroa foi diminuída, mas o perfil foi arredondado para que as alterações não ressaltem. O novo calibre 12.1 foi especialmente desenvolvido pela manufatura suíça Kenissi Manufacture e é um cronómetro certificado pela COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres). O mecanismo pode ser apreciado na parte de trás do relógio. Os números foram redesenhados e a expressão Swiss Made foi acrescentada no mostrador. A bracelete foi subtilmente mudada com mais elos, que acentuam a ilusão de ótica de uma espessura muito fina.

O lançamento do novo J12 é acompanhado de uma campanha em que nove mulheres carismáticas e de diferentes gerações falam sobre os segundos que mudaram as suas vidas. Ali MacGraw, Claudia Schiffer, Lily-Rose Depp, Anna Mouglalis, Carole Bouquet, Keira Knightley, Liu Wen, Naomi Campbell e Vanessa Paradis são as amigas da marca que se juntam a esta celebração. Porque a vida é uma sucessão de momentos e muitos deles são marcantes.

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Claudia Schiffer. “Um segundo decisivo na minha vida terá sido quando um agente de modelos veio ter comigo e me perguntou se eu queria ser modelo e eu quase disse que não. Graças a Deus eu disse que sim. Foi numa discoteca em Düsseldorf em 1987. Há muito tempo atrás.”
1 de 13 / Claudia Schiffer. “Um segundo decisivo na minha vida terá sido quando um agente de modelos veio ter comigo e me perguntou se eu queria ser modelo e eu quase disse que não. Graças a Deus eu disse que sim. Foi numa discoteca em Düsseldorf em 1987. Há muito tempo atrás.”
Keira Knightley. “Agora mesmo, estou decididamente a viver o momento.”
2 de 13 / Keira Knightley. “Agora mesmo, estou decididamente a viver o momento.”
Naomi Campbell. “Todas as ações com que me comprometi são segundos decisivos.”
3 de 13 / Naomi Campbell. “Todas as ações com que me comprometi são segundos decisivos.”
Anna Mouglalis. “O tempo é ritmo, é música. Cada segundo.”
4 de 13 / Anna Mouglalis. “O tempo é ritmo, é música. Cada segundo.”
Carole Bouquet. “Estava grávida do meu segundo filho e perguntava-me sempre como poderia amar este tanto como amo o primeiro. No segundo em que ele nasceu eu tive a resposta.”
5 de 13 / Carole Bouquet. “Estava grávida do meu segundo filho e perguntava-me sempre como poderia amar este tanto como amo o primeiro. No segundo em que ele nasceu eu tive a resposta.”
Liu Wen. “No outono de 2005, no segundo em que tive o meu bilhete de comboio só de ida de minha casa em Yongzhou para Pequim. E comecei a minha carreira de modelo.”
6 de 13 / Liu Wen. “No outono de 2005, no segundo em que tive o meu bilhete de comboio só de ida de minha casa em Yongzhou para Pequim. E comecei a minha carreira de modelo.”
Ali MacGraw. “O segundo em que um agente viu o anúncio Chanel Nº 5 [com esta atriz como modelo] numa parafarmácia. Depois disso ele perguntou se eu gostaria de entrar em filmes. Para o que eu não tinha qualquer qualificação. Creio que o resto é história.”
7 de 13 / Ali MacGraw. “O segundo em que um agente viu o anúncio Chanel Nº 5 [com esta atriz como modelo] numa parafarmácia. Depois disso ele perguntou se eu gostaria de entrar em filmes. Para o que eu não tinha qualquer qualificação. Creio que o resto é história.”
Lily-Rose Depp. “A minha vida mudou no segundo em que o meu irmão mais novo nasceu.”
8 de 13 / Lily-Rose Depp. “A minha vida mudou no segundo em que o meu irmão mais novo nasceu.”
Vanessa Paradis. “Um segundo decisivo é quando te apaixonas.”
9 de 13 / Vanessa Paradis. “Um segundo decisivo é quando te apaixonas.”
Relógio J12 preto, Chanel.
10 de 13 / Relógio J12 preto, Chanel.
Relógio J12 preto, Chanel (vista interior).
11 de 13 / Relógio J12 preto, Chanel (vista interior).
Relógio J12 branco, Chanel.
12 de 13 / Relógio J12 branco, Chanel.
Relógio J12 branco, Chanel (vista interior).
13 de 13 / Relógio J12 branco, Chanel (vista interior).
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