Esta marca britânica de casacos, com preços acessíveis, é a nova obsessão das celebridades
Coloridos, sofisticados e com um toque irreverente, os casacos de Charlotte Simone tornaram-se presença obrigatória nos guarda-roupa das it-girls. Mas o que está por detrás do sucesso desta marca britânica? Entre um design marcante e uma abordagem sustentável, há muito para descobrir sobre estas peças.
Foto: @CharlotteSimone/ Collage: Bianca Montez24 de março de 2025 às 19:42 Bianca Montez / Com Rita Silva Avelar
Para quem tem um olhar atento à moda, estes casacos não passam despercebidos. Com cores vibrantes, cortes estruturados e detalhes luxuosos em pele sintética, as criações de Charlotte Simone tornaram-se verdadeiros objetos de desejo. Não é por acaso que nomes como Gigi Hadid, Madonna, Lila Moss e Taylor Swift – que, aliás, já foi vista a usar a marca não uma, nem duas, mas três vezes –, ajudaram a elevar estas peças ao estatuto de culto.
Embora a marca tenha sido fundada há quase uma década, foi nos últimos tempos que ganhou notoriedade. A febre foi-se instalando à medida que mais celebridades e influencers começaram a aparecer com os casacos de estilo vintage. E, hoje, as criações de Charlotte Simone são um verdadeiro essencial de inverno no guarda-roupa qualquer pessoa que aprecie moda.
Foto: @CharlotteSimone
O que distingue a marca não é apenas o seu design arrojado. Há também toda uma filosofia por detrás de cada peça. Para já, Charlotte Simone – que é, ao mesmo tempo, uma marca e uma pessoa –, utiliza apenas couro sintético nas suas criações, reforçando o compromisso com uma moda mais ética e responsável. Depois, em vez de produzir em massa, Charlotte aposta em coleções limitadas e trabalha com artesãos locais, em Londres, minimizando desperdícios, por um lado, e, por outro, garantindo que as peças têm alta qualidade. Além disto, a marca é relativamente acessivel, com preços a partir dos 60 euros.
"Lançamos apenas duas coleções por ano porque acreditamos num estilo sem estação – um bom casaco deve durar para sempre", disse a designer, numa entrevista à Vogue. Ou seja, enquanto muitas marcas seguem a lógica da produção em massa, a designer britânica, que fundou a marca com o seu nome em 2015, optou por um modelo baseado na exclusividade e na durabilidade das peças.
Para os verdadeiros fãs da marca, um dos momentos mais aguardados do ano é a venda anual de arquivos, um evento que permite escoar stocks excedentes e amostras de desenvolvimento sem desperdício. Para além de ser uma estratégia sustentável, é também uma oportunidade imperdível para adquirir peças raras, incluindo modelos que nunca chegaram a ser lançados ou que existem em quantidades extremamente limitadas.
Foto: Getty Images
A próxima venda de arquivos decorrerá online entre os dias 26 de março e 2 de abril. Serão disponibilizadas mais de 150 peças em vários tamanhos, incluindo estilos inéditos e verdadeiros achados fashion. Como é habitual, Simone mantém o mistério sobre o que estará disponível, mas já revelou que algumas das suas criações favoritas farão parte da seleção.
Charlotte Simone Beecham – é esse o seu nome completo –, estudou em Paris e Nova Iorque antes de fundar a sua marca de moda, baseada na criação de casacos de design nostálgico e feminino, inspirados em estilos vintage.
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