Moda

Vestido de Audrey Hepburn em "Breakfast at Tiffany's" vai a leilão

Uma das peças de guarda-roupa mais memoráveis de Hollywood está no mercado. O vestido sob medida é coberto de borlas douradas e apresenta um laço de seda rosa.

Foto: Paramount Pictures
09 de agosto de 2023 Ângela Mata
Trata-se de um vestido rosa Givenchy usado por Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany's (em português, Boneca de Luxo) e que estará prestes a ser vendido em leilão. Este modelo em seda exclusivo foi feito especialmente para o filme de sucesso de 1961 e é coberto por pequenas borlas douradas. É sem mangas e à altura do joelho, com um cinto de seda rosa e decote acentuado.

Para quem não se recorda ou nunca viu o filme, esta é a cena emblemática em que o vestido aparece: Holly Golightly (Audrey Hepburn) combina-o com uma tiara cor-de-rosa, para uma noite em Nova Iorque com o político brasileiro solteirão José da Silva Pereira.

O vestido vintage aparece no catálogo de vendas da Julien's Auction. O leilão acontecerá em Beverly Hills, Califórnia, durante três dias. O vestido foi vendido pela última vez, em 2007, por 150 mil libras, pela Christie's.
O vestido no seu estado atual.
O vestido no seu estado atual. Foto: Julien's Auctions

Audrey Hepburn trabalhou sempre de perto com Hubert de Givenchy ao longo da sua carreira no cinema. A dupla conheceu-se em 1953, quando a atriz de Hollywood apareceu no seu estúdio em Paris para discutir a possibilidade de desenhar os figurinos para o filme que estava a gravar, Sabrina.

Hepburn ficou imediatamente encantada pelo trabalho do designer, que havia fundado a sua marca de moda apenas dois anos antes, aos 25 anos, e passou a usar as criações deste no filme. No ano seguinte, a atriz usou uma das suas criações ao receber o Óscar de Melhor Atriz pela interpretação no filme Roman Holiday. Desde então que ela se tornou musa de Givenchy, tendo as suas criações aparecido em sete dos seus filmes, desde o vestido branco bordado que ela usava em Sabrina (1954), até ao vestido vermelho sem alças, em Funny Face (1957).

Audrey Hepburn numa cena ao lado de George Peppard, no filme 'Breakfast At Tiffany's' (1961), a usar o vestido.
Audrey Hepburn numa cena ao lado de George Peppard, no filme 'Breakfast At Tiffany's' (1961), a usar o vestido. Foto: Getty Images
No início desta semana, a conta de Instagram Diet Prada partilhou detalhes acerca deste leilão e o post acumulou quase 40 mil gostos nas primeiras 24 horas. O curioso está no facto de muitos dos seguidores terem comentado que o leilão devia ser mantido em segredo por causa de Kim Kardashian - uma clara alusão ao desagrado que esta causou na última MET Gala, ao surgir com o vestido original de Marilyn Monroe. Consta que uma alça foi rasgada quando o vestido foi devolvido a um museu da Califórnia.

"Mantenham-no longe da Kim K." ou "Não contem à Kim Kardashian. Não queremos que ela arruíne outro artigo", são alguns dos comentários que se podem ler naquele perfil. Nesta mesma conta de Instagram foi também detetado e referido que o vestido já apresenta algumas falhas. O rosa já não é tão vibrante como seria, tendo a cor provavelmente desbotado, ficando com um tom mais pálido. 

Nas fotografias do vestido que surgem no site do leilão também se percebe que faltam algumas das borlas douradas, o que sugere algum desgaste imprudente do atual proprietário. O vestido vai a leilão, com a primeira oferta de 10 mil dólares, mas espera-se que chegue a um valor superior, entre os 200 mil e os 300 mil dólares.
Saiba mais
Moda, Diversão, Celebridades, Cinema, Audrey Hepburn, Breakfast at Tiffany's, Vestido, Leilão
Leia também
As Mais Lidas