Moda

Como limpar relógios e joias em tempos de coronavírus

Além de ter de lavar e desinfetar as mãos com frequência, sabe como limpar corretamente os seus anéis, pulseiras ou relógios? Saiba como evitar a contaminação pelas suas peças.

Foto: Instagram @k.els.e.y
02 de abril de 2020 | Vitória Amaral

De certo já lhe chegaram todas as informações sobre como lavar corretamente as mãos, que tipo de sabão usar, e, quem sabe, que músicas decorar para não se esquecer de completar os 20 segundos de lavagem. No meio de tudo isto, fica um elemento esquecido: as joias que usamos diariamente.

Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine concluiu que vários vírus, do SARS ao Covid-19, conseguem sobreviver em qualquer superfície desde 24 horas até 9 dias em superfícies como metal, vidro ou plástico, a não ser que estas sejam desinfetadas corretamente. Mas enquanto a lixívia e o desinfetante são ótimos para manter as superfícies da casa livres de germes, será que os mesmos produtos são os melhores para os seus anéis, por exemplo?

Sendo que usamos as nossas mãos para a maior parte das atividades diárias, é provável que os germes associados ao novo coronavírus se alojem nas suas joias, mais concretamente nos anéis e respetivas pedras preciosas, especialmente se não forem limpos com regularidade. O mais recomendado é retirar os anéis, relógios ou pulseiras antes de lavar as suas mãos, para que possa lavar cada recanto em condições, sem descurar os pulsos.

Para evitar a contaminação, todos esses acessórios devem ser limpos antes de os voltar a usar. Nos últimos dias, uma Instagram story da profissional de anéis de noivado Beanie Major arrecadou milhares de visualizações, uma vez que mostra como limpa os seus anéis numa taça pequena com água quente e uma gotinha de sabão e uma escova de dentes de criança. "É uma boa solução para a maioria das joias, incluindo as que têm pequenas pedras preciosas", explica, "assim que as tiver esfregado com cuidado, passe-as por água morna e deixe-as secar ao ar livre num papel de cozinha". O mesmo se aplica aos relógios ou qualquer outro tipo de joalharia que pode estar a usar, já que esta também pode acumular sujidade com o uso diário.

No entanto, no que toca a pedras mais delicadas como as esmeraldas ou opais deverá ter cuidado redobrado para evitar estragá-las. No caso de materiais orgânicos mais porosos: falamos de pérolas, âmbar ou corai, devem ser lavados apenas em água quente.

O desinfetante das mãos também deverá ser utilizado com cuidado se o aplica enquanto usa anéis, já que os níveis elevados de álcool podem danificar os metais e as pedras, tal como se os expusesse ao cloro ou lixívia. Se tem dúvidas sobre como limpar uma peça específica de joalharia, o melhor será pedir o conselho de um especialista (se possível) ou aguardar até que a possa levar a uma loja de limpeza profissional.

Apesar de parecer mais um pormenor exaustivo para alguns em tempos de isolamento, e arriscado para quem tem tendência se esquecer das joias enquanto as retira para lavar as mãos, talvez deva considerar deixar de parte qualquer peça de joalharia durante algum tempo. Mas não se esqueça do hidratante: as mãos desidratadas perdem a sua barreira protetora, o que dificulta a capacidade da pele para absorver as propriedades antibacterianas do desinfetante e do sabão. No caso dos anéis, no entanto, tente lembrar-se ao máximo de os retirar durante o processo de desinfeção e hidratação das mãos, já que estes podem reter a humidade por muito mais tempo e até causar irritações pela fricção constante com a pele e com outros produtos.

O mais aconselhado é fazer uma pausa da joalharia nas mãos e pulsos até que os possa exibir no exterior em toda a sua glória. Se escolher não o fazer, esta é uma oportunidade para melhorar os seus hábitos de higienização das suas peças como parte da sua rotina diária ou semanal.

 

 

Saiba mais joias, aneis, pulseiras, relogios, acessorios, peças, joalharia, covid-19, coronavirus
Relacionadas

Peças com alma

O brilho deslumbrante das jóias e relógios enaltece o código de estilo que impera em todas as estações: a personalidade.

Acorrente-se

Das joias aos acessórios e também em aplicações ou padrões nas peças de roupa, as correntes estão por todo lado.

Mais Lidas