Do jovem Domingo Rodríguez, diretor criativo da Dominnico, ao designer valenciano Juan Vidal, reunimos os últimos desfiles dos nomes da moda espanhola que tem de acompanhar de perto.
04 de março de 2020 às 07:00 Aline Fernandez
Angel Schlesser
Começou pela moda masculina, mas dedica-se hoje às propostas femininas, apostando no lado mais tradicional da moda. Desde 2018, quando o sevilhano Daniel Rabaneda assumiu a direção criativa da Angela Schlesser, que temos assistido a um regresso às origens, como vimos na coleção outono- inverno 2020/21, com a apresentação de uma cápsula com cinco looks para homem ao lado dos looks femininos. Não é à toa que a mulher Schlesser é sóbria, usa tecidos tipicamente vistos em peças masculinas. O lado bom da novidade é que são peças que vai querer (e deve) pedir emprestadas ao guarda-roupa do namorado ou marido.
A nossa peça favorita: Além dos colares e brincos de correntes (super in), adorámos o top assimétrico azul acinzentado. Dos homens, queremos roubar a malha vermelha.
O último desfile de Ángel Vilda levou à passerelle a sua crítica ao narcisismo que vivemos na atualidade. "As vidas perfeitas nas redes sociais, em que parece que todos somos ricos e bem-sucedidos quando a verdade não é essa", declarou o criador durante a Semana de Moda de Madrid. As peças de Ángel transbordam a sua criatividade e são conectadas diretamente à nova geração.
A nossa peça favorita: O sobretudo cinzento com laços.
Foto: Brain & Beast
Dominnico
O diretor criativo Domingo Rodríguez é um dos poucos criadores que assume o risco na moda e acerta em cheio. A nova coleção Idolatría mostra bem isto. Com Rosalía na banda sonora, as modelos desfilaram looks inspirados nos grandes nomes espanhóis, desde Pablo Picasso a Pedro Almodóvar e Penélope Cruz. As peças exploraram texturas, com materiais como o tule bordado de lantejoulas, pele, jacquard de seda e muitas franjas e xailes de Manila transformados em blusas ou vestidos.
A nossa peça favorita: O bodysuit preto com ombreiras e franjas.
Foto: Dominnico
Fernando Claro
Os detalhes de cada peça são impressionantes. Claro navega através por peças originais, transparências e composições de cores muito corretas, sem fugir da forma essencial da marca. É visível e percetível ao toque que cada peça é muito bem trabalhada, desde as mais ostensivas às monocromáticas – o que sai do atelier transpira elegância, mesmo nas formas mais volumosas.
A nossa peça favorita: O vestido com aplicações de lantejoulas e brilhos.
Foto: Fernando Claro
Hannibal Laguna
A cor é um dos recursos com os quais Laguna procura chamar mudar neste outono- inverno 2020/21. A nova coleção, intitulada Phantasize, é um estudo da feminilidade através dos longos vestidos de noite. A força visual cromática recorre ao verde, fúcsia, roxo e amarelo e é aprimorada por padrões poderosos. Como alternativa, um lado delicado e romântico, com flores bordadas em relevo nos tules.
A nossa peça favorita: A blusa em tule transparente com aplicações bordadas pretas.
Foto: Hannibal Laguna
Juan Vidal
O designer valenciano Juan Vidal recebeu o prémio L´Oréal pela melhor coleção da 71ª edição da Mercedes-Benz Fashion Week Madrid – a quarta vez que recebe o reconhecimento. E foi, de facto, uma apresentação de aplaudir de pé. O trabalho foi inspirado no universo estético de Barbara Cartland, escritora inglesa. Vimos laços, corações e teddy bears – apenas o último em forma de padrão, mas até nos detalhes dos fechos das botas e roupas víamos corações. Da leveza da seda à intensidade da pele, poderíamos usar todas as peças – até o vestido com aplicações de corações a saltar do tecido.
A nossa peça favorita: Dividimos a nossa atenção entre o sobretudo creme com pompons no lugar dos botões e no macacão em pele vermelha, mas por fim elegemos o blazer de patchwork, uma peça única, sendo impossível replicá-la em cada confeção. "O meu pai era alfaiate e, na década de 1960, comprou muitos cortes de fato do Reino Unido – um corte de fato é a metragem que se utiliza para fazer um fato, mais ou menos uns 2,30 metros", explica à Máxima Juan Vidal no backstage do desfile na Semana de Moda de Madrid. "Então o que tenho é um armazém cheio desses tecidos. E o que decidi foi utilizar cada um desses numa peça de blazer", afirmou, segurando o nosso blazer de eleição nas mãos.
Foto: Juan Vidal
Marcos Luengo
Já vestiu a rainha Letizia e María Begoña Gómez Fernández, mulher do atual presidente de Espanha e a sua nova coleção é uma ode a Cristóbal Balenciaga. Para além das mangas volumosas, destaque para os espartilhos e cintos com grandes fivelas, sem esquecer dos lindos chapéus, a la Courrèges, confecionados por Sevana Nana Golmar.
A nossa peça favorita: A blusa branca com mangas volumosas.
Foto: Marcos Luengo
Pertegaz
A nova coleção outono-inverno 2020/21 marca a primeira apresentação do galego Jorge Vazquez, o novo designer da marca de luxo. As modelos desfilaram a alfaiataria impecável ao som de uma orquestra sinfónica ao vivo com 32 músicos e sob o teto de vidro da Galería de Cristal, do Palácio de Cibeles, iluminado com fúcsia (o tom oficial da marca). A banda sonora foi composta para a ocasião. "Foi a primeira vez na minha vida [que orquestrei num desfile]. Foi muito emocionante", partilhou com a Máxima o maestro Raul Miguel. "Eu acredito que seja o mesclar de duas artes, para mim a música e a moda são ambas artes", rematou.
A teatralidade da apresentação e a qualidade das roupas e bordados feitos à mão não deixaram o público indiferente. Vazquez recorreu ao arquivo da casa, reeditando padrões dos anos 1980 com cores poderosas e toucas de penas ou rede feitas pela Tolentino Hats exclusivamente para a Pertegaz.
A nossa peça favorita: O fato azul-bebé com brilhos.
PUB
Foto: Pertegaz
Roberto Torreta
O próprio designer descreveu a sua nova coleção como calorosa e espontânea. As peças partem da alfaiataria e fazem uma viagem entre os anos 1960 e 1970, com uma seleção cuidadosa de tecidos ecológicos. Os combinados têm movimento e fluidez, mesmo os em pele. Além das peças de roupa, os acessórios também são objetos de desejo, com carteiras e botas a iluminar os looks mais sóbrios.
A nossa peça favorita: Ficámos de olho no sobretudo cinzento com mangas fluidas, mas não vemos a hora de ter nas mãos o conjunto de calções e blusa em pele preta.
PUB
Foto: Roberto Torreta
Teresa Helbig
"A mulher Helbig nunca passa despercebida." É a frase slogan da marca e Teresa explicou à Máxima que a criou depois de ouvir o feedback das próprias clientes. "Sempre que vão a algum sítio em Helbig é como se usassem uma armadura, mudam a atitude, sentem-se empoderadas e toda a gente se apercebe porque não é mais do mesmo", contou-nos no backstage do desfile na Semana de Moda de Madrid. A designer classifica a própria marca como prêt-à-couture. "Queremos chegar a pessoas que realmente apreciam e valorizam o nosso trabalho", confessa Teresa, que dedica o seu perfecionismo à mãe, que era costureira. "Ela sempre me disse que os pequenos detalhes, os que não se vêem, são os que marcam a diferença."
Mas as peças de Teresa Helbig marcam pelos grandes e pequenos detalhes. A nova coleção Opium, inspirada pela porcelana, seda, especiarias e o chá da China comprados pelos ingleses é uma ostentação aos olhos. Nem é preciso tocar cada peça, só de vê-las é possível imaginar a quantidade de horas para as confecionar. "O mínimo são cinco dias e o máximo podem ser dois meses", conta-nos Teresa. "O mundo está louco e a moda rápida consome-se sem sentido, nós fazemos peças intemporais que vão durar toda a vida." Não poderíamos concordar mais.
PUB
A nossa peça favorita: O vestido em xadrez britânico.
Foto: Teresa Helbig
The 2nd Skin Co.
Woodland , nome da nova coleção, celebra a chegada do outono e vai além dos tons castanho, verde e vermelho – que também estão nas peças, mas ganham vida ao lado dos tons de rosa-claro e amarelo com muito brilho e rendas. As silhuetas são volumosas e os cortes retos, resultando em peças que caem bem a quase toda gente.
PUB
A nossa peça favorita: Vestido-casaco amarelo com luvas brilhantes.
Foto: The 2nd Skin Co.
A Máxima esteve em Madrid a convite da IFEMA • Feria de Madrid para acompanhar os desfiles da coleção outono-inverno 2020/21 na 71ª. edição da Mercedes-Benz Fashion Week Madrid.