O livro "O Período é Fixe" procura descomplicar a menstruação para os mais novos
O período menstrual tem sido, historicamente, um tema tabu remetido ao silêncio. Agora, o livro "O Período é Fixe!", de Anna Salvia, quer ajudar as raparigas a viverem o ciclo com confiança, conhecimento e sem vergonha. A autora falou com a Máxima sobre este tema.

Durante demasiado tempo, a menstruação foi envolta num manto de silêncio, vergonha e desinformação. Mas graças a vozes como a de Anna Salvia, psicóloga especializada em educação sexual, este ciclo natural do corpo feminino está finalmente a ganhar o lugar de destaque e respeito que merece. No livro O Período é Fixe! (ilustrado por Cristina Torrón e editado pela Booksmile), Salvia aborda com clareza, empatia e até uma boa dose de entusiasmo aquilo que durante séculos foi tratado como tabu.
A autora traz para as páginas do livro a experiência de mais de quinze anos de trabalho com crianças, adolescentes, famílias e professores. "No livro O Período é Fixe ponho no papel tudo o que aprendi no meu dia a dia profissional e com a minha própria filha", explica à Máxima. A motivação? Fazer com que as raparigas possam viver "a sua primeira menstruação e as que se seguem com entusiasmo, bem-estar e confiança".


Este não é apenas mais um livro informativo. É uma verdadeira ferramenta de transformação, que pretende quebrar o ciclo de desinformação e medo que muitas vezes acompanha a chegada do período. "O nosso principal desafio tem sido conseguir que as raparigas mudem a perceção negativa que têm da menstruação", diz a autora, apontando também a importância de promover uma comunicação aberta com família e amigos.
E o impacto tem sido real. Depois do sucesso do original espanhol La Regla Mola, o livro foi traduzido para nove línguas e adaptado para outros países da América Latina, provando que esta necessidade de informação e de abordagem saudável é universal. "Penso que conseguimos preencher uma lacuna de conhecimento que gerava medo e insegurança entre as raparigas, explicando de forma clara e divertida um assunto que foi tabu durante muito tempo", afirma Salvia.

A força do livro está não só nos conteúdos práticos — como o funcionamento do ciclo menstrual, a anatomia, as mudanças da puberdade ou até o spotting — mas também na forma como promove o autoconhecimento e a aceitação. Segundo a autora, O Período é Fixe! "consegue transformar a relação que as raparigas têm com as mudanças que vêm com a puberdade", ajudando-as a deixarem de temer o ciclo e a abraçarem-no com curiosidade e segurança.
Contudo, o livro não é só para raparigas. Apesar de se dirigir a elas, Salvia defende que também os rapazes devem estar informados sobre o tema. "É um livro que fala às raparigas para criar um tom de proximidade com elas, mas muitos rapazes também o lêem sem terem qualquer problema com o facto de ser dirigido para elas." Afinal, quebrar o tabu só é possível com uma abordagem inclusiva, em que todos entendem e respeitam o corpo e as experiências dos outros.
A autora sublinha ainda a importância de uma educação sexual transversal, contínua e ajustada às várias fases do crescimento. "Deve ser ensinada ao longo de toda a escolaridade, tendo em conta as necessidades específicas de cada fase, e, claro, também em casa", contou-nos. Só assim se evita que a internet — e em particular a pornografia — se torne na principal fonte de informação sobre o corpo e a sexualidade para os mais novos.

O Período é Fixe! não é apenas um livro educativo. É um convite à normalização, à escuta do corpo e à valorização de algo que faz parte da vida de metade da população mundial. E é, acima de tudo, uma celebração do corpo feminino, das suas fases, das suas transformações e do seu poder.
Como conta Anna Salvia, "a menstruação é tão natural e boa como qualquer outro processo fisiológico".
