Sem regatas nem comida espanhola, como é a vida do rei Juan Carlos em Abu Dhabi?
Juan Carlos mantém a sua residência na capital dos Emirados Árabes Unidos, onde se fixou no verão de 2020. Uma historiadora revela como é a vida do antigo monarca.
Quando Juan Carlosse ausentou de Espanha, nada fazia prever que o mundo estivesse tanto tempo sem saber do seu paradeiro. Depois de dias atrás de dias de especulação, as fontes oficiais diziam que o rei emérito estava em Abu Dabhi, onde continua a viver. "Neste momento, quer continuar a viver de forma permanente e estável em Abu Dhabi, onde encontrei paz de espírito, especialmente para este período da minha vida. Embora, claro, tenha regressado frequentemente a Espanha, que está sempre perto do meu coração, para visitar a família e amigos" lê-se na carta que o rei redigiu ao filho, Felipe.
Ao fim de quase dois anos, a historiadora Laurence Debray, que é autora da biografia Don Juan Carlos e do documentário Eu, Juan Carlos I, Rei de Espanha, conhece bem o trajeto pessoal do rei emérito, e revela alguns detalhes sobre como é a sua vida em Abu Dabhi. Laurence Debray fala sobre as razões que levaram o rei a escrever ao seu filho para o informar dos seus planos para o futuro e para anunciar visitas frequentes a Espanha, e também sobre a sua percepção do pais que deixou, bem como a vida que leva.
De acordo com as declarações da historiadora à revista Hola, o rei "treina todas as manhãs e cuida da sua dieta", além de ter "perdido muito peso". Segundo ela, "recebe visitantes, vai a restaurantes, segue notícias internacionais, recebe telefonemas.... Ela está a descobrir pela primeira vez o luxo de ter uma vida privada. E ele gostou." Diz ainda que o rei tem "saudades das regatas, dos amigos, da boa comida espanhola", embora receba com frequência amigos de todas as esferas (culturais, políticas...).
Laurence diz ainda que quando soube que o rei estava em Abu Dhabi, em 2020, ficou surpreendida e desapontada. "Depois compreendi as suas razões: ele precisava de um lugar onde pudesse usufruir de privacidade total. Se ele fosse para Portugal, para o Estoril, onde vivia com o seu pai e onde se sente muito confortável, os jornalistas espanhóis tê-lo-iam encontrado em poucas horas e não haveria razão para deixar a Espanha", afirma. "Ele sabia que seria bem recebido pelo Xeque Mohammed (Xeque Mohammed bin Zayed, príncipe Herdeiro de Abu Dhabi), que ele conhece bem há anos."
Desassombrado e cheio de humor, 'Os Bourbons e o Sexo' conta a rocambolesca intimidade da dinastia que reina em Espanha desde o princípio do século XVIII. A propósito da edição portuguesa do livro, entrevistámos a autora.