Quanto ganham, afinal, as influencers portuguesas com o Instagram?
São seguidas por milhares de pessoas, fazem uma série de publicações pagas por mês e arrecadam bons milhares por cada uma delas. De Ana Garcia Martins a Catarina Gouveia, saiba quem são.

Ana Garcia Martins, Raquel Strada, Catarina Gouveia, Sofia Ribeiro, Helena Coelho, ou Anitta da Costa são algumas das influencers portuguesas que mais seguidores e influência têm no Instagram em Portugal - e também as que mais faturam com os chamados post comerciais nesta rede social que começou por ser dedicada apenas a publicações fotográficas, mas que hoje é uma máquina de faturar milhares para alguns. Ana Garcia Martins, que começou o seu blogue em 2004, e que hoje é influencer, tem cerca de 780 mil seguidores, a título de exemplo, mas Catarina Gouveia, atriz, também é seguida por um número elevado de fãs: 540 mil. Raquel Strada é seguida por 413 mil. Mas quem lidera verdadeiramente este ranking é Sofia Ribeiro, com aproximadamente 1 milhão de seguidores no Instagram. Com 330 mil seguidores, Madalena Abecassis começou recentemente a fazer publicações pagas com mais frequência, e está a ganhar terreno face a outras influencers.




Embora os dados não sejam públicos, se avaliarmos a quantidade de posts mensais pagos em alguns destes perfis, rapidamente percebemos que por detrás de cada imagem há um budget. Embora os valores não sejam oficiais, sabe-se que ganham entre 1200 a 4 mil euros ao post (as ditas histórias ou stories têm outra tabela), e que os valores são, muitas vezes, negociáveis. Por vezes, claro, estes valores superam-se. E, embora também não seja oficial, sabe-se que o número de seguidores é proporcional à quantia recebida, pois quanto mais público existir mais próvavel é que a informação chegue a mais pessoas. Os valores dependem, também, do facto de ser uma campanha "one shot", semestral ou anual. Por um post isolado, por norma, o valor é sempre mais elevado.


