Celebridades

Os 94 anos da rainha Isabel II em imagens

Pela primeira vez em 68 anos à frente da Coroa britânica, a Rainha do Reino Unido não celebrará o seu aniversário, devido à pandemia do novo coronavírus. Reunimos 20 curiosidades acerca de Sua Majestade, a monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo.

21 de abril de 2020 | Aline Fernandez

rainha Isabel II nasceu a 21 de abril de 1926 e completa 94 anos esta terça-feira. Pela primeira vez em 68 anos à frente da Coroa britânica não celebrará o seu aniversário de nenhuma maneira especial, devido à pandemia do novo coronavírus que paira sobre o mundo. Para festejar de alguma forma o aniversário da monarca, reunimos 20 curiosidades acerca do seu longo reinado:

1. Como manda a tradição, a Tropa Real de Artilharia Montada a Cavalo dispara 41 canhões dia 21 de abril, no Hyde Park, num sinal de saudação à monarca pelo seu aniversário (a saudação real padrão é de 21 canhões para chefes de Estado. Quando a saudação é dada a partir do Royal Park, são adicionadas 20 extras). Contudo, pela primeira vez em 68 anos, Isabel II pediu para que isso não aconteça, já que considera que as comemorações para marcar o seu aniversário são inadequadas neste momento de pandemia do novo coronavírus. No Reino Unido, a Covid-19 já matou mais de 16 mil pessoas e infetou mais de 120 mil. A 16 de abril, o chanceler Dominic Raab – interinamente no comando do governo britânico enquanto Boris Johnson recupera da doença – anunciou a prolongamento das restrições por, pelo menos, mais três semanas.

2. Em setembro de 2016, Isabel II bateu o recorde que pertencia à sua tetravó, a rainha Victoria, como monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo.

3. O seu nome completo é Isabel Alexandra Mary.

4. A sua alcunha é Lilibeth, como é chamada por alguns integrantes mais próximos da família real.

5. Isabel II é Touro com ascendente em Capricórnio e Sol na casa 2, em leve sintonia com Neptuno. O mapa astral da rainha revela uma necessidade de estar no controlo de tudo e uma forte conexão com as suas raízes e com o seu passado. Perfeito para uma monarca.

6. A rainha tem dois aniversários. Um, em que celebra a data do seu nascimento, e outro em junho — a cerimónia Trooping the Colour. Tradicionalmente, quando o monarca que está no trono nasce na primavera, no outono ou no inverno, as comemorações oficiais são realizadas no verão, devido ao bom tempo. É quando a rainha sai de carruagem pelas ruas para assistir aos desfiles dos soldados.

7. Era apenas a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás do seu tio Edward, príncipe de Gales, e do seu pai Albert, duque de York.

8. Mudou-se para o Palácio de Buckingham em 1937, após a coroação do seu pai, que se tornou o rei George VI.

9. No fim da II Guerra Mundial, aos 18 anos, integrou-se nas Forças Armadas britânicas como mecânica e motorista.

10. Casou-se a 20 de novembro de 1947 com o seu primo em terceiro grau, o comandante naval Philip Mountbattenque teve de renunciar aos seus títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca para poder casar-se com Isabel.

11. No seu 21.º aniversário, prometeu dedicar a sua vida ao império britânico num programa de rádio na Cidade do Cabo, onde viajava com a família.

12. Tornou-se rainha com apenas 25 anos, em 1952. Desde então, é um símbolo de constância que atravessou gerações.

13. Teve quatro filhos: Carlos, príncipe de Gales (14/11/1948), Ana, princesa real (15/08/1950), André, duque de Iorque (19/02/1960), e Eduardo, conde de Wessex (10/03/1964).

14. É rainha do Reino Unido e de 15 outros estados independentes, conhecidos como Reinos da Comunidade das Nações, além de chefe da Commonwealth, formada por 53 estados. É também a Governadora Suprema da Igreja de Inglaterra e, em alguns dos seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé

15. Quando ascendeu ao trono, Winston Churchill era o primeiro-ministro da Inglaterra, quem já declarou ter sido o seu preferido até hoje.

16. Nunca se viu a rainha Isabel II com um telemóvel, mas fez o seu primeiro post no Instagram aos 92 anos, através de um tablet durante a visita ao Science Museum, em Londres.

17. Só se vê a monarca com um tom de verniz: o Ballet Slippers, da Essie.

18. Isabel II tem cerca de 200 modelos da carteira Launer, a sua marca preferida. Cada uma custa entre €1400 e €2300.

19. A rainha Isabel II não tem passaporte. Todos os que são emitidos no Reino Unido são feitos em nome de Sua Majestade, portanto ela pode viajar livremente pelo mundo. Contudo, todos os demais membros da família real precisam do documento.

20. É possivelmente a mulher mais conhecida do mundo.

A rainha sorri para o marido na cerimónia Trooping the Colour, em 2009.
1 de 13 A rainha sorri para o marido na cerimónia Trooping the Colour, em 2009.
A rainha Isabel II com o rei Felipe VI de Espanha, durante a visita oficial dos reis de Espanha a Londres, em julho de 2017.
2 de 13 A rainha Isabel II com o rei Felipe VI de Espanha, durante a visita oficial dos reis de Espanha a Londres, em julho de 2017.
A rainha Isabel II e o príncipe Filipe com os reis de Espanha, num jantar de gala oferecido pela rainha no Palácio de Buckingham, durante a visita oficial dos reis de Espanha a Londres, em julho de 2017.
3 de 13 A rainha Isabel II e o príncipe Filipe com os reis de Espanha, num jantar de gala oferecido pela rainha no Palácio de Buckingham, durante a visita oficial dos reis de Espanha a Londres, em julho de 2017.
A família real na cerimónia Trooping the Colour (a festa que celebra o aniversário oficial da rainha), em 2017.
4 de 13 A família real na cerimónia Trooping the Colour (a festa que celebra o aniversário oficial da rainha), em 2017.
A família real na cerimónia Trooping the Colour, em 2016, quando se celebraram os 90 anos da rainha Isabel II.
5 de 13 A família real na cerimónia Trooping the Colour, em 2016, quando se celebraram os 90 anos da rainha Isabel II.
A rainha com os duques de Cambridge numa visita a Vernon Park, a propósito do Jubileu de Diamante do reinado de Isabel II, em 2012.
6 de 13 A rainha com os duques de Cambridge numa visita a Vernon Park, a propósito do Jubileu de Diamante do reinado de Isabel II, em 2012.
A rainha com o príncipe Carlos e a duquesa da Cornualha nas corridas de Ascot, em 2017.
7 de 13 A rainha com o príncipe Carlos e a duquesa da Cornualha nas corridas de Ascot, em 2017.
A rainha Isabel II em março de 2007, na Catedral de St. Paul, em Londres, numa cerimónia da Order of British Empire.
8 de 13 A rainha Isabel II em março de 2007, na Catedral de St. Paul, em Londres, numa cerimónia da Order of British Empire.
Fotografia de família no 60.º aniversário de casamento da rainha Isabel II e do príncipe Filipe.
9 de 13 Fotografia de família no 60.º aniversário de casamento da rainha Isabel II e do príncipe Filipe.
A rainha e a princesa Diana, convidadas de um casamento na Abadia de Westminster, em 1993.
10 de 13 A rainha e a princesa Diana, convidadas de um casamento na Abadia de Westminster, em 1993.
A princesa Margarida, a rainha Isabel II e a rainha-mãe nas corridas de cavalos em Surrey, 1958.
11 de 13 A princesa Margarida, a rainha Isabel II e a rainha-mãe nas corridas de cavalos em Surrey, 1958.
A rainha e o príncipe Filipe durante a primeira visita de estado a Portugal, no Teatro São Carlos, com António Oliveira Salazar e Craveiro Lopes, em 1957.
12 de 13 A rainha e o príncipe Filipe durante a primeira visita de estado a Portugal, no Teatro São Carlos, com António Oliveira Salazar e Craveiro Lopes, em 1957.
A princesa Isabel e o duque de Edimburgo no dia do seu casamento, a 20 de novembro de 1947.
13 de 13 A princesa Isabel e o duque de Edimburgo no dia do seu casamento, a 20 de novembro de 1947.
Saiba mais Rainha Isabel II, 94, anos, aniversário, rainha, Reino Unido, Isabel II, rainha Isabel, monarca, Inglaterra
Relacionadas

O diário secreto da rainha Isabel II

As memórias da rainha da Inglaterra, incluindo detalhes do seu quotidiano, terão sido escritas pela própria num caderno que só pode ser lido pelo príncipe Filipe. Será este o objeto mais valioso do Palácio de Buckingham?

Mais Lidas