Onde esteve Madonna, para celebrar o seu aniversário em Lisboa?
A rainha da pop está na capital portuguesa - esteve, ontem, mais precisamente em São Miguel, Alfama - para celebrar o seu aniversário e o do filho Rocco. A provar que afinal Portugal permanece no coração da cantora.
Foto: Instagram|@madonna16 de agosto de 2023Ângela Mata
Hoje é dia de festa no mundo da cultura pop, já que um dos seus maiores símbolos completa 65 anos. São 65 anos, com mais de 40 de carreira. Falamos de Madonna, que aterrou em Lisboa com cerca de 30 amigos, na passada segunda-feira (14 de agosto). A cantora terá vindo para celebrar o seu aniversário e o do filho mais velho, Rocco, que completou 23 anos no dia 11 de agosto. Rocco é fruto da relação com o realizador britânico Guy Ritchie.
Madonna, ao lado do filho Rocco, que celebrou o seu aniversário também em Lisboa. Contou até com um bolo no formato de uma guitarra portuguesa.
Foto: Instagram|@madonna Entretanto, a rainha da pop, que estará hospedada no Pestana Palace, em Lisboa, também já jantou em Alfama com um grupo restrito de amigos, que inclui os seus seis filhos (Lourdes Leon, David Banda, Mercy James e as gémeas Estere e Stella, além de Rocco). Segundo consta, este primeiro jantar festivo contou com uma decoração especial que incluía velas com essência de gardénia e com a atuação da fadista portuguesaFábia Rebordão.
Madonna em plena Alfama. A cantora colocou nesta story as bandeirinhas portuguesas.
Foto: Instagram|@madonna
Aliás, pode ver-se na conta oficial de Instagram da cantora, onde já publicou imagens nas ruas de Lisboa. Percebe-se que muitas das fotografias foram captadas no interior do hotel, onde se encontra instalada, e nas ruas de Alfama, que conhece bem: foi várias vezes ao Tejo Bar, incluíndo ontem, com artistas como Selma Uamusse e Gaspar Varela. Nelas, surgem também os filhos.
As filhas gémeas Estere e Stella, adotadas por ela no Malawi.
Foto: Instagram|@madonna A ligação de Madonna com Portugal não é de agora. A artista mudou-se para Lisboa em 2017, onde ficou a viver até 2020 e onde preparou o álbum Madame X. A última vez que atuou em Lisboa foi em janeiro de 2020, com a digressão europeia Madame X, que decorreu em salas mais pequenas e intimistas. A digressão Madame X, e o álbum que lhe serviu de mote, foram assumidamente influenciados, criativamente, pela vivência de Madonna em Lisboa nos anos anteriores, onde contactou com a cultura lusófona e latina.
Madonna nasceu em 1958, em Bay City, no Michigan (EUA). Começou a carreira nos anos 80, tendo o seu primeiro grande sucesso sido o tema Like a Virgin, e até hoje, já vendeu mais de 300 milhões de discos. A vida profissional tem, na verdade, sido carregada de variadíssimos sucessos, que chegam mesmo a extrapolar o mundo da música. O cinema também tem marcado a vida da cantora, tendo participado em filmes como Evita(1996), com o qual venceu o prémio de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical nos Golden Globes de 1997.
A vida de artista conta também com bastantes momentos emblemáticos e polémicos. Ela sempre gostou de causar impacto, principalmente nas suas apresentações ao vivo. Foi em 2003 que, no palco dos MTV Vídeo Music Awards, beijou Britney Spears e Christina Aguilera no fim de Like a Virgin e o momento é recordado até hoje. Já em 2015, atuou no intervalo do Super Bowl, naquela que foi uma das atuações mais vistas e aplaudidas de sempre.
O polémico momento dos MTV Video Music Awards em 2003
Foto: Getty ImagesLeia tambémMadonna: 37 anos de música em imagens A vida pessoal também tem sido feita de altos e baixos, tendo tido relacionamentos que se tornaram públicos e outros nem tanto. Casou duas vezes: a primeira com o ator Sean Penn, entre 1985 e 1989, e a segunda com o cineasta Guy Ritchie, entre 2000 a 2008.
Entretanto, nos últimos anos, pós-pandemia, tem sido vítima de preconceito da idade, com muitas críticas nas redes sociais em relação à sua imagem, sobretudo por parte dos fãs que consideram que a cantora se tornou obcecada em querer parecer mais nova. São bastante óbvias as alterações ao rosto que Madonna tem efetuado, ela própria não o esconde, mas tem tem conseguido contornar tudo isso, continuando a encher salas de espetáculos.
A imagem com que surgiu em fevereiro deste ano, nos Grammy Awards, e que provocou uma onda de críticas à sua imagem.
Foto: Getty Images
De recordar que Madonna foi obrigada a adiar, recentemente, a sua tournée, devido a uma infeção bacteriana, mas entretanto já reagendou a digressão, mantendo as datas em Lisboa. A Celebration Tour deveria ter arrancado em julho no Canadá e nos Estados Unidos, com concertos até outubro, mas com o reagendamento a nova digressão arranca na Europa, mais concretamente em Londres, a 14 de outubro. Em novembro, será a vez de Lisboa, mais propriamente nos dias 6 e 7, na Altice Arena.
Desta estadia festiva em Lisboa, que durou ainda mais alguns dias, resultou um post de Instagram feito pela própria, onde deixa breves instantes daquilo que terá sido a extraordinária festa de aniversário na capital portuguesa:
Embora a rainha do pop não fale abertamente sobre quaisquer procedimentos estéticos que possa ter feito, os fãs não deixam de notar as diferenças em Madonna ao longo dos anos. Em todo o caso, numa era em que a heterogeneidade dos rostos e os corpos é cada vez mais normalizada, esta deixa de ser uma questão.