Celebridades

O que representa a força da mulher para si?

Pedimos a várias mulheres portuguesas para responderem à pergunta numa imagem.
Por Aline Fernandez, 08.03.2020

ALEXANDRA MOURA, DESIGNER | "Representa determinação. Representa uma força da Natureza onde a delicadeza, o instinto e a intuição falam a uma só voz."

ANA GUIOMAR, ATRIZ | "Que a força feminina seja a união de todas nós. Sem medos, sem regras, sem juízos de valor ou preconceitos."

ASTRID WERDNIG, MODELO | "Escolhi esta imagem porque mostra um elemento importante da minha força: o meu lado pensativo. Creio que estar sempre ciente dos meus pensamentos e em busca do crescimento interior é algo que me dá muita força."

CARINA CALDEIRA, APRESENTADORA DE TELEVISÃO | "Nesta fotografia estou a preparar-me para fazer aquilo que mais gosto e que mais me faz sentir eu: televisão. E gosto particularmente por mostrar a calma que antecede uma quantidade avultada de emoções estranhas e fantásticas. Gosto de pensar que é neste momento que coloco tudo aquilo que sou para que também os outros se sintam bem. Não me sabia com um aspeto tão calmo antes de um impacto interior tão certo."

CAROLINA PATROCÍNIO, APRESENTADORA DE TELEVISÃO | "Dentro de todas as mulheres fortes existe uma menina que em algum momento da vida duvidou da sua força, resiliência e questionou a sua capacidade. Muitos foram os momentos que marcaram a minha transformação e superação para me sentir capaz. Hoje sei que o meu maior poder feminino é o facto de confiar/acreditar em mim própria."

CLEO TAVARES, ATRIZ | "Nela reconheço toda a minha ancestralidade, a minha força vem de todas que antes de mim abriram os caminhos, para hoje poder explorar o meu poder feminino."

FERNANDA VELEZ, EMPRESÁRIA | "Cada mulher tem a sua beleza, a sua delicadeza, mas todas têm uma força capaz de mover as maiores montanhas. Esta fotografia representa, para mim, a mulher de hoje e as mulheres de amanhã. Independentes, fortes, empreendedoras, multifacetadas e sonhadoras."

HELENA COELHO, MODELO | "Podia ter escolhido uma foto onde a minha força feminina viesse associada ao meu papel de mãe. Mas por ter sido mãe tão nova, e de ela já ter 18 anos, sinto que estou a regressar a um eu finalmente individualista. Onde os silêncios das horas são finalmente dedicados a artes adormecidas há muitos anos em mim. Esta foto foi tirada pela minha mãe num refúgio que tenho no Barrocal Algarvio, não estava nua propositadamente, estava livre intencionalmente."

INÊS AIRES PEREIRA, ATRIZ | "Nesta fotografia estava em trabalho de parto há mais ou menos 12 horas. Foi neste dia que percebi que nós mulheres somos mesmo especiais e temos uma força transcendente. Geramos vida e pomo-la no mundo. Até hoje não conheço nada mais forte que isto. E isto é nosso!"

INÊS CASTEL-BRANCO, ATRIZ | "Apanhaste-me a cortar as unhas ao miúdo :) cuidar dele [o filho] é a resposta."

INÊS HERÉDIA, ATRIZ | "Não sei se ainda sou capaz de distinguir o ser mulher de ser mãe, talvez tenha perdido essa capacidade. Mas se ainda a tiver, a força de ser mulher, para mim, vive algures entre a profundidade maternal do nosso olhar quando recebemos o mundo inteiro, e o poder desconcertante que temos de cerrar os punhos quando nos defendemos do mundo inteiro. A nossa força vive nesse limbo, de conseguirmos ser isto tudo ao mesmo tempo."

JOANA AGUIAR, ATRIZ | "Escolhi esta fotografia porque, para mim, a força seja ela feminina ou masculina está na boa disposição. Eu procuro adotar sempre esta forma de estar e é nela que encontro a minha força!"

JOANA FREITAS, MODELO | "Escolhi esta fotografia porque ele é o melhor de tudo! Ser mãe, fez-me perceber que nasci para isto, é a coisa que mais me realiza, mais prazer me dá e a que mais me faz feliz! Adoro ser mulher, com tudo o que o mundo feminino implica e sou uma sortuda por poder ser mãe do Tico!"

JOANA SANTOS, ATRIZ | "Escolhi esta foto da curta-metragem 'Menina', do Simão Cayatte. Esta personagem retrata um tempo onde a mulher não tinha grande poder de decisão, não podia votar, não podia viajar sem a autorização do marido, ter uma carreira bem sucedida, a função da mulher era ser dona de casa, a emancipação da mulher era mal vista pelo homem. Mas as coisas mudaram, graças a mulheres e homens que se revoltaram e continuam a revoltar e a lutar contra a desigualdade de género. E eu agradeço todos os dias a essas pessoas que fizeram com que eu hoje possa escolher o que eu quero ser."

JOANA SCHENKER, ATLETA | "As mulheres têm uma energia incrivelmente corajosa, seja qual for a situação elas enfrentam com coragem, mas também delicadeza e muito tato!"

JOANA SOLNADO, ATRIZ | Porque somos, também, resistência.

MAFALDA CASTRO, INFLUENCER | "Esta foto para mim representa força simplesmente porque a tirei sozinha. Pode não querer dizer nada mas, para mim, ser independente é percebermos que sozinhos somos suficientes. É o maior poder que podemos ter. Eu ainda estou a aprender isso."

MARGARIDA CORCEIRO, MODELO | "Para mim, esta fotografia representa a força feminina porque acho que captou a serenidade de que todas precisamos para nos mantermos fiéis a nós próprias, sempre."

MATILDE REYMÃO NOGUEIRA, ATRIZ E MODELO | "Escolhi esta fotografia porque estou ao lado da mulher da minha vida. Da minha mãe e melhor amiga. E porque ser mulher, é ser guerreira. E esta é a mais especial de todas. A mulher que contribuiu para a pessoa que sou hoje, a mulher que lutou, que me transmitiu valores bonitos, a mulher que me relembra todos os dias do poder que temos enquanto mulheres. A mulher que me ensinou que nós, mulheres, nos devemos apoiar umas às outras, que nós mulheres temos de nos amar tal e qual como somos, que nós mulheres temos o poder de mudar o mundo."

PAULA LOBO ANTUNES, ATRIZ | "Esta foto foi tirada umas horas antes do parto…. Acho que mostra o que a mulher passa..."

RAQUEL PRATES, EMPRESÁRIA | "Falar sobre a Mulher, numa frase, é tão difícil como esticar o braço e tocar na lua, tal é a complexidade e capacidade que elas têm dentro si mesmas."

SOFIA MOSER LEITÃO, MODELO | "Como poderia representar a palavra ‘força’ senão estando ao lado da mulher que mais admiro? A minha mãe é sem dúvida a pessoa mais forte que conheço. Esta não é a minha melhor fotografia, mas é uma fotografia que gosto muito pois estou com o meu maior pilar, a pessoa que mais me apoiou em todas as decisões que fiz. Sem o exemplo da minha mãe, eu não teria a força que tenho."

TERESA TAVARES, ATRIZ | "Tirei esta fotografia no dia em que fui trabalhar pela primeira vez depois da minha filha nascer. Para mim representa a força das mulheres que se recusam a encaixar em rótulos porque sabem que com vontade e determinação podem ser o que quiserem. Dedico-a às mulheres que todos os dias trabalham, são mães, amantes, criadoras, aventureiras, empreendedoras e se entregam profundamente a tudo o que se propõem porque é essa a sua escolha. Com coragem e com paixão. Yes, we can!"

VERA KOLODZIG, ATRIZ | "Esta fotografia foi tirada minutos depois de o Mateus nascer, sem filtros, sem edição. Não há nenhum momento na minha vida em que me tenha sentido tão poderosa. Senti-me a super mulher depois de dar à luz e perceber as capacidades incríveis que o corpo de uma mulher tem."

Tags: mulher força
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!