Meghan Markle escreve indignada carta aberta ao Congresso
A duquesa de Sussex apelou à importância de a licença familiar remunerada passar a ser um direito para todas as famílias nos EUA.


Na carta, Meghan usa referências da sua própria educação, mostrando o quanto a sua família trabalhou para a sustentar, e faz a ponte com a atualidade ao mencionar a forma como a pandemia empurrou milhões de mulheres para fora do mercado de trabalho. "Nos últimos 20 meses, a pandemia expôs falhas há muito existentes nas nossas comunidades. A um ritmo alarmante, milhões de mulheres abandonaram o mercado de trabalho ficando em casa com os seus filhos quando as escolas e as creches estavam fechadas, e cuidando de entes queridos a tempo inteiro", escreveu. "A mãe ou pai trabalhadores enfrentaram o conflito de estar presentes ou ser pagos [ficar em casa ou ir trabalhar]. O sacrifício de qualquer uma [das escolhas] tem um grande custo" acrescenta.

Meghan, que vive na Califórnia com o príncipe Harry e os dois filhos, Archie Mountbatten-Windsor, que nasceu em 2019, e Lilibet Mountbatten-Windsor, que nasceu em junho passado, reconheceu na carta que ela e a sua família não enfrentam de forma alguma os mesmos desafios que a maior parte das famílias americanas. "Não fomos confrontados com a dura realidade de passarmos os primeiros meses críticos sem o nosso bebé ou de sermos forçados a voltar logo ao trabalho, escreve. "Sabíamos que podíamos levá-la para casa, e nessa fase vital (e sagrada), dedicar tudo e mais alguma coisa aos nossos filhos e à nossa família. Sabíamos que, ao fazê-lo, não teríamos de fazer escolhas impossíveis sobre cuidados infantis, trabalho, e cuidados médicos que tantos têm de fazer todos os dias".

Markle encerra a carta dizendo que o país deveria colocar as famílias acima da política e não perder de vista o que é importante. "Por isso, em nome da minha família, Archie e Lili e Harry, agradeço-vos por considerarem esta carta, e em nome de todas as famílias, peço-vos que assegurem que este momento não se perca", escreveu.

Meghan Markle, Harry, EUA, Archie Mountbatten-Windsor, Estados Unidos, questões sociais, família
Escolas encerradas, férias “forçadas.” Como reagem pais e filhos a este segundo confinamento?
Após vários dias de impasse, o fecho dos estabelecimentos de ensino implicou decisões autónomas (e algumas antecipadas) por parte dos pais, stress junto das crianças e jovens e alguma impaciência nas escolas, creches, e ATL’s. Uma psicóloga e duas famílias refletem sobre os desafios para miúdos e graúdos desta nova fase.
Príncipe William, um retrato íntimo do futuro rei britânico
Numa altura em que o mundo ainda devora a entrevista de Harry e Meghan, o que se passa com o irmão que foi deixado para trás? Está a aceitar o seu destino, dizem os amigos mais chegados de William à correspondente do Sunday Times para os assuntos da realeza, Roya Nikkhah. Segunda parte de uma investigação ao lado mais privado do príncipe William.
Ladies and gentlemen, Miss Meghan Markle!
No dia do 41º aniversário de Meghan Markle, recordamos o texto de Helena Matos de 2019, um olhar sobre a vida da duquesa de Sussex. Sedutora ou impostora? Autoritária ou dinâmica? Estrela ou duquesa? Demasiado Hollywood ou pouco royal?... O presente é um jogo que ora leva Meghan Markle à Glória de um casamento feliz ora a mergulha no Inferno das intrigas em torno da família real.