Maternidade aos 40, por Paula Lobo Antunes
A atriz numa conversa franca sobre a gravidez após os 40 anos. O que já ouviu, os mitos que quebrou e a forma como se sente.
Paula Lobo Antunes anunciou a sua segunda gravidez através de um post na sua conta de Instagram. A atriz e o ator Jorge Corrula já são pais de Beatriz, de 7 anos, e parecem estar a desfrutar desta nova fase da vida em família. A viver uma gravidez tranquila, Paula, de 43 anos, desmistifica alguns preconceitos relativamente à idade, revelando estar bem rodeada e aconselhada. Com a leveza habitual, partilha ainda alguns dos efeitos colaterais deste seu estado de graça. A sensação que fica é a mesma de sempre que conversamos com a atriz: uma imensa serenidade.

Os tabus da maternidade que ainda é preciso derrubar
Para além das preocupações naturais de ter uma criança, ainda há temas como a sexualidade pós-parto e disparidade de papéis entre os pais, que muitas mulheres consideram negligenciados.
“As mães da geração millennial estão a desafiar os cânones estabelecidos há décadas”
Afinal, o que significa construir uma família hoje? A socióloga Dulce Neves fala sobre os temas de género, parentalidade e nascimento.
A ansiedade pós-parto: realidade ou apenas medo?
Muito se fala na depressão pós-parto, mas nem sempre na ansiedade. Patologias distintas, entre si partilham o medo que assola a maternidade. A Máxima falou com uma psicóloga e duas recém-mães para entender o que mais assusta as mulheres na hora de receber um novo ser.
"Um dos mitos mais comuns é que é fácil engravidar." Tudo sobre a infertilidade
As duas filhas de Michelle Obama nasceram há 20 anos por Fertilização In Vitro (FIV). São duas em oito milhões de crianças geradas no mundo, até hoje, com ajuda de FIV. Porque a infertilidade existe. Apesar do silêncio e da dor que para algumas mulheres dura a vida inteira. Testemunhos de quem só quer construir uma família.
Por que já não chora este bebé?
Considerada uma terapia alternativa, a osteopatia é cada vez mais procurada por mães à beira de um ataque de nervos porque os seus bebés choram e sofrem com mal-estar. Mas, salvo raros casos, só o fazem em última instância. Porquê? Fomos em busca de respostas.