Celebridades

Kate Middleton irreconhecível em campanha contra a violência doméstica

Em conjunto com outras figuras emblemáticas, a duquesa de Cambridge emprestou o rosto numa campanha de consciencialização contra a violência doméstica.

Foto: Instagram @kensingtonroyal
29 de novembro de 2021 Ana Filipa Damião

Nódoas negras, olhos inchados, narizes partidos, hematomas no pescoço. Mal reconhecemos Kate Middleton, Kamala Harris ou Letizia de Espanha nas imagens da campanha contra a violência doméstica de Alexsandro Palombo.

"Ela denunciou-o. Mas ninguém acreditou nela. Mas deixaram-na sozinha. Mas ela não foi protegida. Mas ele não foi preso. Mas ela foi morta à mesma". É esta poderosa frase que lemos nos cartazes de Palombo, espalhados por Milão e Espanha, e partilhados no Instagram do artista.

"Porque é que uma mulher deveria denunciar a violência se depois disso não é protegida pelas instituições e acaba por ser morta de qualquer maneira?", escreveu Palombo. "Como é que uma mulher vítima de abuso e violência pode ter fé nas instituições? Apenas vejo a política a convidar mulheres a fazerem queixa, mas sem assumir a responsabilidade de providenciar proteção e apoio às vítimas. Um Estado que não protege, mas deixa uma mulher sozinha nas mãos do seu abusador torna-se um cúmplice silencioso. Há várias associações de voluntariado que, com muito poucos meios, tentam apoiar as vítimas, mas é a política, as instituições e o Estado que devem assumir esta responsabilidade."

O artista italiano retocou também fotografias de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu. Contudo, a campanha foi realizada sem a autorização das entidades, avançou o jornal The Sun.

Saiba mais
Kate Middleton, Kamala Harris, Letizia de Espanha, Alexsandro Palombo, violência doméstica
Leia também
As Mais Lidas