Celebridades

Isabel e Filipe. A divertida história por trás de uma das suas mais icónicas fotografias

Durante um evento oficial no Castelo de Windsor, em 2003, o casal foi "apanhado" a rir-se despreocupadamente. A razão vai além do que poderíamos imaginar.

Príncipe Filipe e Isabel II assinalam 60 anos de casamento, 20 de novembro de 2007
Príncipe Filipe e Isabel II assinalam 60 anos de casamento, 20 de novembro de 2007 Foto: Getty Images
13 de setembro de 2022 Ana Filipa Damião

Desde o anúncio do falecimento de Isabel II, rainha de Inglaterra durante durante 70 anos, o reinado mais longo da história de Inglaterra, que os meios de comunicação e redes sociais são "inundados" com homenagens sentidas à monarca, vindas de líderes políticos e figuras religiosas mas também de cidadãos comuns. 

Ao mesmo tempo, vimos ressurgir uma história em particular sobre Isabel II e o seu marido, o príncipe Filipe, que faleceu no ano passado. O casal era conhecido por seguir as regras à risca quando apareciam em público. Contudo, houve uma ocasião, em 2003, que tomou tudo e todos de surpresa, quando o casal foi visto a rir sem se conseguir controlar.

Na altura, assumiu-se que a rainha ria de uma partida que o marido lhe tinha pregado, depois de vestir o uniforme completo dos Grenadier Guards,  infantaria de elite do exército britânico - fato vermelho e chapéu alto de pelo. Porém, a razão que levou ao momento caricato foi outra, conforme revelou Chris Young, o único fotógrafo do evento que aconteceu no Castelo de Windsor, à BBC.

Príncipe Filipe e Isabel II durante um evento oficial no castelo de Windsor, 2003
Príncipe Filipe e Isabel II durante um evento oficial no castelo de Windsor, 2003 Foto: Getty Images

Segundo Young, um enxame de abelhas interrompeu a revisão do Regimento de Granadeiros da Rainha, o que criou um ligeiro pânico no local. Inclusive, foram forçados a recorrer à ajuda de um apicultor real para manter os convidados em segurança.

"Foi um momento humano", disse à BBC. "Isabel II estava a rir-se como uma menina pequena e ele também estava a rir. Achei a reação de ambos bastante única".

Saiba mais
Celebridades, Diversão, Isabel II, Príncipe Filipe, Realeza, Inglaterra
Leia também

Príncipe William, um retrato íntimo do futuro rei britânico

Numa altura em que o mundo ainda devora a entrevista de Harry e Meghan, o que se passa com o irmão que foi deixado para trás? Está a aceitar o seu destino, dizem os amigos mais chegados de William à correspondente do Sunday Times para os assuntos da realeza, Roya Nikkhah. Segunda parte de uma investigação ao lado mais privado do príncipe William.

As mensagens escondidas no guarda-roupa da rainha Isabel II

O que tornava os conjuntos da rainha Isabel II tão emblemáticos é, além do seu gosto pelas cores, o facto transmitirem mensagens ao público sobre as situações que o país enfrentou. Recordamos o artigo sobre o tema publicado em 2019.

Isabel II. Rainha, mulher, mãe, avó, ícone pop

Sabíamos que um dia aconteceria mas talvez não o esperássemos. Afinal, Isabel II, rainha da Grã-Bretanha durante 70 anos, não era imortal. No seu reinado, o mais longo da História do seu país, o mundo mudou de forma radical e só ela parecia um rochedo de constância. Mas também ela mudou e foi-se adaptando às circunstâncias. Em nome da sobrevivência da Monarquia.

As Mais Lidas