Embaixador do Irão ignora Letizia. O momento do gesto em vídeo
As leis do país não permitem saudação às mulheres, mas o gesto deixou Letizia surpreendida. O momento aconteceu perante a presença de mais 125 embaixadores num encontro no Palácio Real, em Espanha.
O momento não passou despercebido para ninguém: nem para a própria, nem para a comunicação social espanhola, nem para o mundo que agora assiste ao vídeo. Num evento diplomático que reuniu 126 embaixadas residentes em Espanha, e que aconteceu no Palácio Real, o embaixador do Irão decidiu cumprimentar apenas Felipe VI e ignorar Letizia, rainha de Espanha.
O momento em que o embaixador iraniano Hassan Ghashghavi decidiu ignorar a saudação a Letizia foi captado em vídeo, mostrando uma rainha visivelmente incomodada e algo perplexa. A explicação liga-se à lei do país: desde o triunfo da revolução islâmica de 1979 no Irão, que os homens não são autorizados a apertar a mão às mulheres em público. Há cerca de cinco meses que os protestos pela liberdade das mulheres iranianas se multiplicam no país (e no mundo) tendo o governo já anunciado várias execuções de manifestantes.
El embajador de Irán se niega a darle la mano a la reina Letizia en una recepción en el Palacio Realhttps://t.co/l58CgVPl4n
A recepção teve lugar na Sala do Trono do Palácio Real em Madrid, com pouco mais de 200 convidados sentados, e serviu para Felipe VI justificar perante os embaixadores estabelecidos em Madrid o apoio que a Espanha tem dado à Ucrânia, tanto em termos militares como humanitários. O rei salientou também aos embaixadores, incluindo o embaixador ucraniano, que "a reação da comunidade internacional tem sido firme e enérgica", noticiou o El País.
Quando, em 2003, foi anunciado o seu noivado com o príncipe das Astúrias, a jornalista Letizia Ortiz tornou-se uma celebridade mundial e uma das mulheres mais escrutinadas pelo público e pelos média. À beira de completar 50 anos continua a polarizar opiniões e a inspirar biografias, umas autorizadas e outras nem por isso.
O Rei despediu-se do pai com dois beijos e um carinhoso "Adeus, pai", e deixou o funeral do rei Constantino II da Grécia de braços dados com a mãe, a rainha Sofia, e a mulher, Letizia.