A musa do cinema italiano celebra 80 anos
Sophia Loren comemora 80 anos e para marcar a data lançou recentemente um livro cheio de memórias.
Celebrados os 80 anos no dia 20 de setembro, Sophia Loren conta agora com uma exposição itnerante, no Museu Somaya (México), patrocinada por aquele que é considerado o homem mais rico do mundo, Carlos Slim. A diva do cinema italiano acaba também de lançar um livro autobiográfico, repleto de histórias e memórias únicas.
FRASES CÉLEBRES:
- ‘Sex Appeal é 50 por cento do que nós temos e 50 por cento o que as pessoas pensam que nós temos’
- 'Na costura todas as mulheres têm a oportunidade de serem artistas, e a Arte, como Aristóteles disse ‘completa o que a natureza deixou por fazer'
- 'É melhor explorar a vida e errar, do que jogar pelo seguro. Os erros fazem parte do que pagamos por uma vida em pleno.'
- 'Um sex symbol nasce sex symbol. Não nos tornamos um. Se nascermos com isso, têmo-lo até com 100 anos.'
- 'Muitas pessoas pensam que querem uma coisa, mas depois não têm a força, a disciplina. São fracas. Eu acredito que as pessoas conseguem aquilo que querem quando o querem com muita força.'
- 'A beleza é a forma como nos sentimos por dentro e reflete-se nos nossos olhos. Não é algo físico’
- 'Existe uma fonte da juventude: é a nossa a mente, os nossos talentos, a criatividade que trazemos à nossa vida, a vida daqueles que amamos. Quando aprendemos a usar este truque, então teremos ultrapassado a questão da idade.'
- 'Nada faz uma mulher tão bonita como o acreditar de que realmente ela é bonita.'
Sofia Scicolone era o seu verdadeiro nome quando nasceu na cidade de Roma, em 1934. A mãe, Romilda Villani também era atriz e desde cedo Sophia e a irmã, Maria Scicolone, se habituaram a viver sem o pai, Riccardo Scicolone, que já era casado e nunca assumiu esta família. Por essa razão, viveram muitos anos em Nápoles, na pequena cidade de Pozzuoli junto da família do lado da mãe.
Aos 14 anos, a vida de Sophia começa a mudar, quando a mãe a incentiva a participar de um concurso de beleza, no qual ficou em primeiro lugar. Com o prémio consegue ir até Roma onde ganha os seus primeiros trabalhos como modelo. É nessa altura que é descoberta pelo produtor de cinema Carlo Ponti, que viria a ser depois seu marido. Nos primeiros filmes em que participou usou o nome Sophia Lazzaro, que mais tarde passou para Loren.
Entre 1950 e 1953, Sophia Loren participou e mais de vinte filmes. É com os filmes A Lenda da Estátua Nua, A Lenda dos Desaparecidos e Orgulho e Paixão que a sua carreira chega a Hollywood. Mas foi com o filme italiano Duas Mulheres que veio a receber o òscar de Melhor Atriz, em 1960. Entre 1960 e 1970 trabalhou com alguns dos mais emblemáticos atores da época, como Marlon Brando, Frank Sinatra, Cary Grant, Paul Newman, ou Marcello Mastroianni.
A exposição sobre a vida da atriz que agora arranca no México conta com os dois Óscares recebidos nos tempos áureos da sua carreira, os vestidos e joias usados em alguns dos seus filmes, bem como uma panóplia de fotografias que ilustram momentos memoráveis da vida da atriz.
Também recentemente, e para marcar os seus 80 anos, Sophia Loren lançou um livro onde conta a sua vida de pobreza extrema antes de ascender ao estrelato. A obra ‘Ontem, Hoje e Amanhã – A Minha Vida’ é um autêntico retrato do cinema em cerca de 60 anos, com passagens e histórias de personalidades ilustres como Frank Sinatra, Audrey Hepburn e Marlon Brando.
