Num momento de grande coragem e vulnerabilidade, a princesa de Gales, Kate Middleton, revelou ao mundo que foi diagnosticada com cancro. Numa declaração em vídeo, filmada pela BBC nos jardins do castelo de Windsor, Kate partilhou que o diagnóstico surgiu na sequência da cirurgia abdominal que fez, na London Clinic no início do ano, e que tanta tinta tem feito correr. Nessa altura, a equipa médica acreditava que o problema era benigno. A cirurgia veio confirmar o contrário. No entanto, o Palácio de Kensington já fez saber quer não vai divulgar qual o tipo de cancro da princesa. Afinal, Kate "tem direito à privacidade médica, tal como todos nós". Para já, o que se sabe é que a princesa de Gales começou a fazer quimioterapia preventiva no final de fevereiro e não é certo quando é que o processo chegará ao fim.
Com a delicadeza que lhe é característica, a princesa expressou a necessidade de tempo para processar a notícia e para partilhá-la com os filhos - o príncipe George, de 10 anos, a princesa Charlotte, de 8, e o príncipe Louis, de 5 - antes de torná-la pública. De resto, este anúncio público chega no momento em que as escolas no Reino Unido vão entrar no período da férias da Páscoa, o que significa que os jovens princípes estarão em casa, protegidos das reacções que a notícia terá em todos quantos os rodeiam nas suas rotinas diária
Kate revelou ainda que, após a cirurgia realizada em janeiro, foi necessário a recuperação adequada antes de iniciar o tratamento de quimioterapia preventiva, conforme recomendado pelos médicos que a acompanham. Acresenta ainda: "A minha equipa médica aconselhou que me submetesse a um tratamento de quimioterapia preventiva e estou agora na fase inicial desse tratamento. (...) É claro que isto foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e gerir isto em privado para o bem da nossa jovem família."
A princesa pediu "tempo, espaço e privacidade" enquanto completa o seu tratamento. Afirma ainda que ter o marido William "ao meu lado é uma grande fonte de conforto e tranquilidade" e que ela está "a melhorar a cada dia". De referir que o casal celebrará o sei 13º aniversário de casamento no próximo mês.
Este é um momento de grande choque para a família real, uma vez que coincide com a batalha contra o cancro do Rei Carlos III.