Meghan Markle partilha susto que teve numa das gravidezes

"Confessions of a Female Founder" é o novo podcast da duquesa de Sussex, que estreou esta terça-feira. Em conversa com a sua primeira convidada, Whitney Wolfe Herd, Meghan contou que teve uma complicação grave no período após o nascimento de um dos seus filhos – não especificou qual.

Foto: GettyImages
08 de abril de 2025 às 17:48 Inês Henriques / Com Madalena Haderer

Confessions of a Female Founder – qualquer coisa como "Confissões de uma Mulher Fundadora" – é o nome do podcast de Meghan Markle, que estreou esta terça-feira, dia 8 de abril. Neste novo formato, a duquesa de Sussex optou por uma abordagem minimalista e íntima, sem títulos reais, apresentando-se apenas como Meghan. Para este primeiro episódio, convidou Whitney Wolfe Herd, fundadora da app de encontros Bumble. As duas começaram por partilhar as suas experiências com a exposição mediática e como lidam com as críticas e opiniões negativas. A conversa foi ficando mais pessoal e as duas amigas decidiram partilhar como equilibram a maternidade com a carreira, discutindo como é serem mães e empreendedoras em simultâneo. Foi neste momento que Meghan aproveitou para falar sobre um momento delicado que passou durante a uma das suas gravidezes, não especificando se aconteceu enquanto grávida de Archie, que tem agora 5 anos, ou de Lilibet, de 3 anos.

PUB

A post shared by Lemonada Media (@lemonadamedia)

A duquesa de Sussex revelou, então, que, tal como a sua convidada, sofreu de pré-eclâmpsia pós-parto. As duas ainda não se conheciam, quando cada uma passou pela experiência, mas afirmaram que viveram a situação de forma muito semelhante. "É tão raro e tão assustador", continuou Meghan. "E tu continuas a tentar equilibrar tudo isto, enquanto o mundo não faz ideia do que se está a passar em silêncio. E, nesse silêncio, continuas a tentar estar presente para as pessoas – sobretudo para os teus filhos – mas estas situações são sustos médicos enormes", confidenciou. "Sim", concordou Whitney Wolfe Herd, "são verdadeiros casos de vida ou morte".

PUB

A fundadora do Bumble relembrou também a decisão da duquesa e do príncipe Harry de apresentarem o seu filho, Archie, durante uma sessão fotográfica pública – uma tradição real –, apenas dois dias após o seu nascimento. Whitney diz ter ficado sem palavras pela coragem e força da duquesa. "Eu estava prestes a tornar-me mãe e pensei: 'Oh, meu Deus, como é que aquela mulher está a fazer aquilo? Como é que está a calçar sapatos de salto alto e a apresentar uma criança com aquela roupa linda em frente ao mundo inteiro?'", recordou.

Whitney Wolfe Herd Foto: GettyImages

De acordo com o site da CUF, a pré-eclâmpsia é uma complicação que acontece especificamente na gravidez, normalmente na segunda metade da gestação, ou no pós parto, consistindo em "níveis de pressão arterial elevados associados à presença de proteínas na urina". Estima-se que entre 6 a 10% das grávidas sofram desta condição, que é uma das principais causas de mortalidade pré-parto. Alguns dos sintomas que podem surgir são dor de cabeça forte, problemas de visão – como visão desfocada ou sensibilidade à luz –, náuseas e vómitos, dor abaixo das costelas, inchaço súbito do rosto, mãos e pés, e falta de ar. Existem diversos fatores que podem aumentar, ligeiramente, o risco de ter esta doença entre os quais, "a mulher ter uma idade igual ou superior a 40 anos" e "complicações numa gravidez anterior" – caso passível de ser aplicado à duquesa, uma vez que engravidou de Lilibet aos 40 anos, depois de ter sofrido um aborto espontâneo no ano anterior.

PUB

Confessions of a Female Founder é o segundo programa de Meghan Markle como apresentadora de podcast, seguido de Archetypes que foi para o ar em 2022 e recebeu diversas celebridades, como Paris Hilton e Mariah Carey, para falarem sobre estereótipos femininos. Por agora, o foco fica em entrevistar mulheres empreendedoras, um podcast para o qual estão previstos mais sete episódios.

leia também

Carlos III lança fragrância com prestigiada marca de perfumes britânica

Com a chegada da primavera, os jardins de Highgrove, residência de campo do rei Carlos III, ficam repletos de flores. Foi a partir deste cenário que o monarca se inspirou para lançar um novo perfume, em colaboração com uma das mais antigas casas de fragrâncias britânicas. A Máxima revela todos os detalhes desta criação e dá-lhe a conhecer os perfumes favoritas da realeza.

PUB
PUB