Atrasar os sinais de idade na pele: o que já podemos fazer e o que promete a ciência
O que já podemos fazer hoje para atrasar os sinais de idades e o que a ciência está a descobrir para ir mais além. Do colagénio ao NAD+, há um mundo de oportunidades.
Colagénio e NAD+: ciência e oportunidades para atenuar sinais de idade
05 de fevereiro de 2026 às 10:42 Máxima
Os primeiros sinais de idade nem sempre são recebidos com o entusiasmo que devia merecer uma prova de anos de vida, de histórias e de recordações. É verdade que, quanto melhor soubermos aceitar cada fase da vida, em melhores condições estamos para tirar partido dela. Porém, também é um facto que cuidar da pele de forma inteligente e adaptada às necessidades da idade é acima de tudo uma maneira de preservar a saúde da própria pele, por isso, não se julgue.
Perceber porque é que a pele vai perdendo elasticidade e firmeza é o primeiro passo para saber como agir quando as mudanças chegarem (ou até antes), porque atrasar os primeiros sinais de idade é possível. Não está ao alcance de um passo de magia, pelo menos por enquanto, mas é possível.
PUB
A falta de colagénio está no centro do processo de envelhecimento cutâneo. Imagine que debaixo da pele há uma rede que se reconstrói permanentemente, para se manter elástica e resistente e aguentar os tecidos que a envolvem. Imagine que, a partir de certa altura, as fibras que constituem essa rede começam a ser repostas com menos frequência e as que subsistem vão perdendo a resistência. É exatamente isto que acontece debaixo da pele à medida que a idade avança, que é como quem diz, a partir dos 25/30 anos.
Ajudar a pele a produzir mais colagénio
O relógio do tempo não pode ser parado, mas pode ser retardado, estimulando a pele a produzir mais colagénio. Os compostos com melhores resultados na tarefa, no que toca a ativos trabalhados pela dermocosmética, são o retinol, que acelera a renovação celular; a vitamina C, que favorece a síntese de colagénio; ou os peptídeos, que trabalham como mensageiros e indicam às células que está na hora de produzir mais colagénio.
Por ser uma molécula grande, o colagénio é de difícil absorção pela pele e por isso é mais eficaz enviar as peças do puzzle e esperar que a solução se componha já para lá da barreira cutânea.
PUB
Uma lógica idêntica é usada numa das áreas mais promissoras da investigação sobre compostos com potencial impacto antienvelhecimento, na pele mas não só: o NAD+ (dinucleótido de nicotinamida e adenina).
A promessa do NAD+
Presente em todas as células do corpo, o NAD+ é essencial para a ação de enzimas envolvidas em processos ligados ao envelhecimento e à longevidade e, tal como o colagénio, a sua produção diminui com a idade.
O desenvolvimento recente de moléculas que estimulam a produção de NAD+ no organismo de forma mais eficiente está a revolucionar a investigação à volta do tema. Abriu um mundo de possibilidades e a expectativa de criar produtos que podem levar às células as peças certas para funcionarem durante mais tempo no seu pico de forma.
PUB
Pesquisas têm mostrado que a suplementação com NAD+ pode contribuir para melhorar a energia, a resistência física, a qualidade do sono ou a função cardiovascular. No que se refere ao envelhecimento da pele, são precisos mais estudos, mas os primeiros mostram que estimular a produção de NAD+ pode aumentar a proteção da pele contra danos nas células (como os provocados pelos raios UV), ou até contribuir para a regeneração. Estes são dois dos temas em destaque na edição deste mês de A Minha Saúde & Bem-estar da Auchan, na qual também pode encontrar dicas para retardar os efeitos do envelhecimento da pele através da alimentação e do estilo de vida, ou um roteiro para limpar a pele em casa como um profissional.
Na edição de fevereiro, a revista da Auchan integra também um especial sobre cabelos, com 12 truques para preservar a vitalidade do cabelo durante a lavagem, e uma explicação detalhada dos compostos mais importantes para a saúde do cabelo, mostrando como atuam os ativos mais comuns nos suplementos para o cabelo e quando precisamos deles.
Rotina de limpeza facial para uma pele radiante e saudável