Beleza / Wellness

Sabe mesmo como colocar e remover a máscara em segurança?

É neste momento essencial usar máscara em público. Mas se por alguma razão for preciso tirá-a, saiba como fazê-lo em segurança.

Foto: Photo by Kay Lau on Unsplash
13 de novembro de 2020 | Inês Esteves

A Direção Geral de Saúde recomenda o uso de máscara em público para evitar disseminar o vírus e reduzir o contágio. É essencial que esta cubra o nariz e a boca e que esteja o mais rente possível à face. No entanto, uma máscara apertada pode causar o sentimento de ansiedade ou falta de ar: quando isso acontece, é importante saber removê-la da forma mais segura possível para evitar a transmissão de vírus.

Cassandra M. Pierre, médica especialista em doenças infeciosas e diretora médica dos programas de saúde pública do Boston Medical Center, nos Estados Unidos, explicou à revista Allure norte-americana quais as melhores soluções para se poder descansar do uso da máscara ao longo do dia.

Se se estiver num local fechado, é essencial ir para o exterior e encontrar um lugar com o mínimo de pessoas possível, para que se possa retirar a máscara e praticar o distanciamento social. Igualmente importante: ao tocar na máscara, deve-se lavar as mãos com água e sabão durante 20 a 30 segundos ou, caso tal não seja possível, pode-se higienizar as mãos com desinfetante à base de álcool.

Para retirar a máscara da melhor forma, deve-se começar pelos fios perto dos ouvidos, não se deve tocar com as mãos no rosto durante o processo, mesmo que estajas estejam lavadas. Para voltar a colocá-la, repetir o processo ao contrário e sempre com o cuidado de não tocar com as mãos no rosto.

Leia também
Saiba mais Direção Geral de Saúde, saúde, retirar a máscara, respirar, ansiedade, máscara, proteção individual
Relacionadas

"A reconstrução mamária era considerada uma futilidade"

No âmbito do webinar Outubro Rosa, sobre o cancro da mama, Sofia Santareno, ciriurgiã plástica, fala dos avanços da medicina no campo da reconstrução estética mamária, e de como é um tema recente. "Hoje, insere-se na história de emancipação da mulher"

Mais Lidas