Beleza / Wellness

Quer ter um bronze natural? Coma estes alimentos

Sabia que a abóbora, os espinafres e o óleo de palma vermelho são ativadores do bronzeado? Descubra os outros.

08 de julho de 2020 | Rita Silva Avelar

Já se sabe que um bronze saudável e natural favorece o tom de pele de quase todas as mulheres: disfarça as olheiras, melhora a aparência da celulite, faz-nos parecer mais tonificadas. No verão, com a exposição ao sol (sempre de forma protegida), a pele tende a bronzear de forma natural, mas há outras formas de consegui-lo. Ou pelo menos mantê-lo. Sim, não são só as cenouras, existem alimentos que aumentam a produção de melanina, verdadeiros ativadores (e prolongadores) de bronzeado. Além disso, contribuem para proteger dos raios UV e dos danos celulares e favorecem a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de manchas e rugas.

Na sua forma mais pura, o óleo de palma vermelho tem 15 vezes mais vitamina A que a cenoura e é rico em carotenoides, pigmentos que ajudam a regular o nível celular da pele e a conseguir um bronze bonito e duradouro. Pode ser usado na confeção de um prato ou num já cozinhado – por exemplo, por cima de uma salada já pronta.

E por falar em verdes, são bem-vindos todos os alimentos que contenham betacarotenos, pigmentos que potenciam o tão desejado tom dourado beijado pelo sol. "O betacaroteno é um pigmento carotenoide antioxidante que está presente nos alimentos mais coloridos", explica-nos Tomás Barbosa, nutricionista. Podemos encontrá-lo em alimentos verdes e alaranjados como alperce, melão, nêspera, meloa, morangos, abóbora, espinafres, acelgas, alface ou brócolos. Além disso, é importante consumir alimentos que tenham "vitamina A e vitaminas do complexo B (principalmente vitamina B1, B2), fósforo e ferro", continua o nutricionista. "Comer ? acima de duas em duas horas, máximo três em ytrês horas ? alimentos com essas características" é essencial. São eles, por exemplo, "cenoura, batata-doce, pimentos vegetais de folha escura, manga, papaia ou beterraba."

Além destes, todos os alimentos que contenham vitamina C previnem também o envelhecimento da pele. Podemos encontrá-los em combinações rápidas como um simples sumo de melão com limão ou noutros frutos como a acerola, a groselha preta, o kiwi ou o morango.

E a lista continua. Porém, é preciso não esquecer o fundamental: beber a água suficiente. Hidrata a nossa pele de dentro para fora e mantém os nutrientes ativos para o bom funcionamento do metabolismo, assegurando um bronzeado saudável.

 

Instagram @belenhostalet
1 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Instagram @belenhostalet
O óleo de palma vermelho tem 15 vezes mais vitamina A que a cenoura, e é rico em carotenóides, pigmentos que ajudam a regular o nível celular da pele.
2 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos O óleo de palma vermelho tem 15 vezes mais vitamina A que a cenoura, e é rico em carotenóides, pigmentos que ajudam a regular o nível celular da pele.
A papaia e todas as frutas e vegetais de cor alaranjada como a cenoura, a laranja ou a manga.
3 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos A papaia e todas as frutas e vegetais de cor alaranjada como a cenoura, a laranja ou a manga.
Os morangos, que para além de terem vitamina C são, também, uma fonte folatos e fibra.
4 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Os morangos, que para além de terem vitamina C são, também, uma fonte folatos e fibra.
Todos os alimentos que contenham vitamina C previnem também o envelhecimento da pele, e podemos encontra-los em combinações rápidas como um simples sumo de melão com limão.
5 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Todos os alimentos que contenham vitamina C previnem também o envelhecimento da pele, e podemos encontra-los em combinações rápidas como um simples sumo de melão com limão.
Legumes de cor verde ou alaranjada, como os pimentos.
6 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Legumes de cor verde ou alaranjada, como os pimentos.
Alimentos verdes como a alface.
7 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Alimentos verdes como a alface.
Ou como os espinafres.
8 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Ou como os espinafres.
Ou ainda a acelga, muito usada nas saladas de verão.
9 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos Ou ainda a acelga, muito usada nas saladas de verão.
A abóbora. Salteada, ou cozinhada no forno com outros legumes, por exemplo.
10 de 10 / Bronze natural? Coma estes alimentos A abóbora. Salteada, ou cozinhada no forno com outros legumes, por exemplo.
Saiba mais Bronze Natural, Alimentos que bronzeam, Alimentos, Saúde, Pele, Sol, Verão, Fruta, Vegetais, Alimentação, Belen Hostalet, Tomás Barbosa, Nutrição, Nutricionista
Relacionadas

Harvard prova que alguns vegetais podem boicotar a dieta

Depois de analisar a alimentação de 130 mil adultos durante quatro anos, um grupo de investigadores chegou à conclusão de que, enquanto alguns frutos e legumes contribuem para a perda de peso, outros têm o resultado inverso.

Três dias, menos dois quilos

As lojas Go Natural acabam de criar um plano detox para emagrecer, desintoxicar o organismo, mudar hábitos alimentares e renovar energias. Uma jornalista da Máxima foi testá-lo.

Mais Lidas