Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Beleza / Wellness

Como fazer com que o bronzeado dure mais tempo?

Beber mais água, usar protetor solar, esfoliar a pele - são alguns dos truques. Mas há mais recomendações a seguir para conseguir uma pele ainda mais bonita no fim do verão.

Foto: Pexels
31 de agosto de 2023 Ângela Mata
Os banhistas, no domínio do bronze, dividem-se em duas partes: os que se importam em manter um bronzeado saudável e os que fogem do sol, sempre debaixo do guarda-sol. Depois da praia, há quem tente tudo por tudo para fazer durar ao máximo o bronzeado. Aliás, uma das perguntas mais pesquisadas no Google a partir da segunda quinzena de agosto é precisamente: "como fazer com que o bronzeado dure mais tempo?".

O verão até pode acabar, mas o sol vai continuar a brilhar e o tempo (sobretudo em Portugal) costuma manter-se agradável até meados de outubro. Portanto, é sempre bom saber quais os truques que podemos usar para fazer com que aquele tonzinho dourado na pele permaneça durante mais tempo. 

A primeira coisa a fazer é manter uma boa hidratação. Mas quando falamos de hidratação, não falamos só no uso de cremes hidratantes, e sim de algo que muita gente se esquece: beber muita água. Uma pele bem hidratada fica mais bonita e tende a manter o bronzeado.

A esfoliação é outro dos segredos básicos e simples para atingir esse objetivo. Esfoliar a pele do corpo antes de ir de férias e quando voltamos delas é essencial. Ao eliminar as células mortas, o bronzeado fica mais gradual e bonito. Além disso, o protetor solar é importantíssimo mesmo quando já estamos bronzeadas. É ele que protege a nossa pele dos danos causados pelos raios UV e evita, dessa forma, que o bronzeado desapareça muito rapidamente.

Outro dos truques, que muita gente não segue, é o expor-se ao sol gradualmente e não tentar bronzear-se o mais rapidamente possível. Geralmente, aquele bronze que se apanha num dia ou dois, repentinamente, esvai-se num instante. Muitas vezes até com a pele a escamar, algo que, além de não ser saudável, deixa a pele cheia de manchas.

E a célebre frase "nós somos aquilo que comemos" não podia estar mais certa. Isto porque consumir alguns alimentos específicos ajuda a manter o bronze, devido a duas substâncias presentes neles: o polifenol (tem uma ação antioxidante e auxilia na proteção UV) e o betacaroteno (estimula a produção natural de melanina). Podemos encontrá-las em alimentos como a cenoura, as maçãs, as uvas, os frutos vermelhos, a batata doce, os brócolos, os espinafres, entre outros. Podemos sempre optar por comê-los crus, cozinhados ou em batidos.

Outro pormenor importantíssimo vem na hora do duche. Esqueça a água quente e opte pela água morna. Pois bem, quanto mais elevada a temperatura da água no banho, maior a probabilidade de o bronzeado durar menos.
Saiba mais
Beleza, Bem-estar, Bronzeado, Sol, Verão, Praia, Pele
Leia também
As Mais Lidas