O suplemento certo

“Combate a celulite”, “unhas saudáveis”, “regula o peso”, “défice de cálcio?” são mensagens que tornam uns breves momentos junto à prateleira de suplementos… numa experiência extenuante. De repente, todos os frascos parecem ótimas compras. Mas serão mesmo?

24 de abril de 2017 às 07:00 Máxima
PUB

Os melhores suplementos

Suplementos: Colagénio + Centella asiatica + Carnitina

A carnitina é um aminoácido que também combate a celulite, uma vez que ajuda a utilizar a gordura acumulada nos tecidos. Ao estimular o ganho de massa magra, a carnitina favorece o metabolismo e facilita uma silhueta mais "slim". 

PUB

Considere ainda um suplemento à base de extratos de grainha de uva, nomeadamente o patenteado Pycnogenol, pelas propriedades fortalecedoras dos vasos, o que contribui para evitar derrames.

3. Para perda de peso

A carnitina, além de aumentar a utilização da gordura, favorece também o ganho de massa magra.

Este suplemento poderá incluir ferro, vitamina C, cobre (dá brilho ao cabelo), B12 (previne o embranquecimento do cabelo), restantes vitaminas do complexo B, iodo (muitas vezes a queda de cabelo verifica-se devido ao mau funcionamento da tiroide), zinco (essencial para o fortalecimento das unhas), ácidos gordos Omega 3 e 6 e a planta cavalinha (muito rica em silício).

PUB

Perguntas pertinentes sobre suplementos

Respostas de Custódio César, nutricionista com experiência em suplementação nutricional.

Multivitamínico

Informaram-me que devo optar por tomar ómega 3 isoladamente de um multivitamínico? Não será melhor tomar uma fórmula multivitamínica já com ómega 3?

PUB

O ideal é que se tome isoladamente porque os óleos (ómega 3), quando tomados com determinados sais minerais, como por exemplo o cálcio, não são absorvidos.

Probióticos

Porque é que não devemos tomar probióticos perto da hora de antibióticos?

Porque os antibióticos matam todo o tipo de bactérias. Não podemos esquecer que os probióticos são bactérias, logo devem ser tomados fora da toma dos antibióticos. Muito importante ainda: após um ciclo de antibióticos, manter a toma de probióticos durante, pelo menos, mais dois a três meses.

Cálcio

PUB

Consumo muito cálcio em forma de suplemento, mas fui ver os valores e estão na mesma. 

Já verificou os níveis de vitamina D? A vitamina D ajuda a fixar o cálcio. Mas há que ter cuidado com o "tomar muito cálcio" porque, em caso de baixos níveis de vitamina K, o mais provável é que uma parte significativa do cálcio se deposite nas artérias e não nos ossos! Por isso, o ideal é avaliar também níveis de vitamina K e fazer uma dieta de cariz alcalinizante para que não haja necessidade de consumir tanto cálcio.

Fórmulas perigosas

Um exemplo de um suplemento com dois ingredientes que não devem estar na mesma fórmula. Porquê?

PUB

Um exemplo: ferro e ácidos gordos ómega 3! Porque o ferro oxida os ácidos gordos, tornando-os ineficazes e prejudiciais à saúde!

Por Paula Cristovão Santos

*Texto originalmente publicado na edição de abril de 2017 da Máxima (nº 343)

Por Paula Cristovão Santos

PUB
PUB