Beleza / Tendências

Afinal, devemos ou não lavar o cabelo todos os dias?

É comum acreditar-se que lavar o cabelo com demasiada frequência retira-lhe os seus óleos naturais, tornando-o mais seco. Mas será mesmo assim?

Foto: Unsplash
13 de abril de 2021 | Vitória Amaral

A quarentena foi a desculpa perfeita para não lavar tanto o cabelo e deixá-lo ganhar uma forma mais "natural". Agora que começamos a regressar lentamente à realidade, será este um hábito que devemos manter? São vários os especialistas que defendem que os cabelos são capazes de se regular a si próprios e que, se tentarmos aumentar gradualmente o tempo entre lavagens, estes não ficarão tão oleosos (pelo facto de o couro cabeludo não estar tão seco à partida, o que só desencadeia a produção de mais sebo). É o caso da dermatologista Angela Lamb, do hospital Mount Sinai em Nova Iorque, que confirmou numa entrevista do jornal USA Today que este reajuste é possível ao fim de apenas algumas semanas, apesar de variar conforme o tipo de cabelo.

Durante muitos anos fomos levados a querer que quanto mais vezes lavamos o cabelo, mais sebo este produz e vice-versa. Numa entrevista à revista Harper’s Bazaar espanhola, a dermatologista Ana Molina garante que "a produção de sebo pelo folículo piloso é regulada pela glândula sebácea, que por sua vez é regulada pelos mecanismos hormonais e não pelo que ocorre no couro cabeludo".

De facto, há quem acredite que não há problema em lavar o cabelo diariamente, já que deixar o cabelo "descansar" entre lavagens não traz, de facto, benefícios cientificamente provados para os nossos cabelos. O que leva muitos dermatologistas a apoiar este método é o facto de a maioria das consultas relacionadas com a perda de cabelo serem realizadas em pacientes do sexo feminino com cabelos demasiado processados, fruto de tratamentos químicos, anos de coloração capilar ou de penteados demasiado apertados.

O ser humano perde cerca de 100 cabelos por dia. Este número pode aumentar no dia de lavagem se não o lava ou penteia diariamente, especialmente se tem cabelo encaracolado ou ondulado, já que os fios tendem a entrelaçar-se nas madeixas. Geralmente é recomendável lavar o cabelo diariamente no caso dos homens e a cada dois dias (no mínimo) no caso das mulheres, porém a saúde do seu cabelo depende de vários fatores. Aliado ao argumento de Molina está o da tricologista das celebridades Anabel Kingsley, que sugeriu num artigo para o site Business Insider que devemos pensar nas lavagens como "parte dos cuidados que temos com a pele" já que o seu couro cabeludo também faz parte deste órgão.

Leia também

Deste modo, é importante regular as suas lavagens tendo em conta o seu tipo de cabelo e de couro cabeludo. Se tem a pele normal a seca, provavelmente só precisa realmente de lavar o cabelo uma ou duas vezes por semana; se for mais oleosa, deve fazê-lo duas vezes ou mais. A textura do cabelo tem um grande impacto na sua rotina, pois influencia a rapidez com que o sebo se transfere da raiz até às pontas do mesmo. O cabelo grosso e encaracolado atrasa este processo, sendo recomendável lavá-lo entre uma a duas vezes por semana. Por outro lado, se tem o cabelo mais liso e fino, é provável que o tenha de lavar duas vezes por semana ou mais. Se tem o cabelo estragado ou demasiado ‘processado’, deve lavá-lo com menos frequência para aproveitar os seus óleos naturais em vez de o expor aos químicos do seu champô.

O último fator a ter em conta é, claro, o tipo de produtos que usa: a maioria dos champôs de supermercado tem sulfatos agressivos, depois complementados por silicones nos condicionadores, o que apesar de dar um aspeto sedoso ao cabelo nas primeiras utilizações, a longo prazo pode acumular produto no seu couro cabeludo, possivelmente irritando-o e obstruindo os poros, o que pode levar à perda de cabelo. Procure informar-se sobre os ingredientes dos seus produtos, pois será um processo que a ajudará a ter muito mais controlo sobre o seu cabelo.

Resumindo, salvo as opiniões mistas sobre a matéria, o ideal será lavar o cabelo quando achar necessário, tendo plena consciência do seu tipo de couro cabeludo e dos produtos que nele aplica, de modo a que possa encontrar a rotina mais saudável e prática.  

Leia também
Saiba mais lavar, cabelo, cabelos, beleza, cuidados, lavagem, quarentena
Mais Lidas
Televisão Halston, o homem que inventou a moda americana

Foi o rei da Nova Iorque dos anos 70, quando mulheres como Jackie Kennedy ou Bianca Jagger não dispensavam as suas criações, tão minimalistas como sensuais. Halston inspirou uma minissérie da Netflix, com Ewan McGregor no principal papel.