As 3 maiores tendências de unhas para 2026, de acordo com uma nail designer

O resultado ideal é uma manicure que se alinha com a rotina, a identidade e o bem-estar de cada um.

Nail designer partilha tendências de manicura para 2026 Foto: IMDB
05 de fevereiro de 2026 às 17:00 Joana Grilo / Com Patrícia Domingues

A verdade é que tudo aquilo que usamos representa aquilo que somos e, no universo da beleza, as unhas não são exceção. Em 2026 a beleza e a funcionalidade vão andar de mãos dadas.  

Ana Berniz, nail designer e expert da Perfumaria Sumirê, afirma que: “Hoje, a preocupação não é só com impacto visual imediato, mas com o acabamento e saúde das unhas ao longo do tempo”. O propósito já não é só a aparência das unhas, mas sim a durabilidade, o conforto e o cuidado necessário para manter as unhas saudáveis. É menos sobre seguir tendências e mais sobre entender as unhas como uma extensão de autocuidado.  

PUB

O universo da beleza está a tornar-se mais consciente: este ano será marcado por e alinhadas ao estilo de vida de cada um. Esta mudança revela um olhar mais apurado para os detalhes: “Nesse cenário, tendências como formatos anatómicos, cores equilibradas e efeitos subtis se destacam por sua versatilidade e capacidade de atravessar diferentes contextos sem perder relevância”, explica a nail designer Ana Berniz.  

Menos é mais 

As unhas curtas são as protagonistas deste ano. Laterais suavizadas, pontas menos marcadas e a simplicidade funcional que precisamos no nosso dia a dia. O formato squoval afirma-se como o mais versátil da temporada, seguido pelo oval clássico e pelo arredondado discreto, estes formatos aliam a elegância, a facilidade de manutenção e uma menor tendência de quebra (quem é que quer andar com s?!). 

Unhas curtas e tons sóbrios, tendência para 2026, para uma manicure alinhada com a rotina e bem-estar Foto: DR

Mas ninguém fica de fora: para quem é fã dos formatos amendoado e bailarina, estes mantêm-se atuais, mas com alguns ajustes. Pontas mais suaves e proporções equilibradas – ponta afiada e extravagante não é tendência este ano. “Formatos com bordas suaves apresentam melhor distribuição de impacto durante o crescimento da unha, o que aumenta a durabilidade da esmaltação e reduz lascas. Essa escolha não é apenas estética, mas também técnica”, recomenda Ana Berniz.  

Acabamentos na medida certa

Os pós passam a assumir um papel importante nas unhas - funcionam como um acabamento de precisão e sem excesso. Um visual natural e prático nunca falha, e, para isso, são recomendados: o pó translúcido ou de efeito leitoso que vão trazer à unha um resultado uniforme e luminoso. O cromado, por sua vez, é reinterpretado: abandona o impacto espelhado total e passa a ser utilizado em pequenos pormenores: linhas finas, detalhes gráficos ou versões adaptadas da francesinha.  

Anatomia da cor

PUB

Os tons neutros são uma aposta segura: branco leitoso, nude rosado, bege quente, pêssego e areia  surgem com uma finalização diferente, como o acabamento translúcido, cremoso sofisticado ou acetinado. Para quem gosta de uma manicure com mais cor pode apostar em tons como: lavanda acinzentado, verde pistácio, azul enevoado e castanhos mais claros. Para os mais arrojados: o tom vinho, azul petróleo e verde oliva com acabamento cremoso e brilho na medida certa.  

 

PUB
PUB
PUB