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Beleza / Produtos

6 novos produtos de skincare que valem o dinheiro

Todas as semanas há novos lançamentos de produtos de beleza, mas será que todos merecem que gastemos a nossa atenção e investimento? Certamente que não. Elegemos alguns dos produtos mais excitantes dos últimos tempos.

Foto: Unsplash
27 de fevereiro de 2025 às 07:00 Madalena Haderer

Novidades de skincare. Algumas são amor à primeira vista, outras, como diria Fernando Pessoa, "primeiro estranham-se, depois entranham-se". Algumas acabaram de chegar à redação da Máxima, outras já andam a ser testadas há semanas. Se está com vontade de investir algum dinheiro num produto que anime os seus dias, temos algumas sugestões para si.

Purify melting Cleansing Balm da Rituals, 100 ml, €24,90

Para quem gosta de limpar o rosto com um bálsamo – uma espécie de pasta, que se transforma em óleo com o calor da pele –, o lançamento de um novo produto é sempre uma boa notícia. Afinal, não há muitos no mercado. Menção honrosa para o Take The Day Off, da Clinique, um dos primeiros a aparecer, e para a Camomile Cleansing Butter, de The Body Shop, uma das versões mais económicas, sem comprometer em eficácia. Já esta nova opção da Rituals é uma verdadeira maravilha. Tem um aroma delicioso, que transforma qualquer casa de banho num spa luxuoso – tenho um homem cá em casa que reparou, e olhem que para ele reparar… –, transforma-se em óleo assim que toca na pele, sem que seja necessário esfregar as mãos para aquecer o produto e remove a maquilhagem rapidamente. Arde um nadinha nos olhos. Sai com água sem deixar um filme oleoso. A marca recomenda que o produto seja removido com uma toalha de rosto humedecida, que é o correto a fazer, mas sou preguiçosa e passei a cara por água corrente. A pele ficou confortável, hidratada e absolutamente limpa. Contém moringa e manteiga de karité, com 96% dos ingredientes de origem natural.

Foto: DR

Sensibio Óleo de Limpeza Micelar da Bioderma, cerca de €13

Uma opção menos luxuriante e indulgente do que o cleansing balm da Rituals, mas tão eficiente quanto. Não cheira a nada, não arde nos olhos, limpa o rosto com rapidez sem deixar nada para trás, acalma e nutre a pele graças à presença dos ómegas 3-6 biomiméticos. Perfeito para quem tem pele sensível – aliás, é esse o foco da linha Sensibio – e prefere produtos com poucos ingredientes e sem fragrância. O óleo transforma-se em leite em contacto com a água, não é preciso esfregar, não deixa um filme gorduroso na pele nem visão turva, e deixa a pele confortável e hidratada. Excelente para remover maquilhagem, poluição e protetor solar, mas também pode ser usado de manhã. Tal como um cleansing balm, deve ser aplicado na pele seca e depois enxaguado com água.

Foto: DR

Sérum Intensive Retinol+ da Esthederm, 15 ml, €75,95

Outra novidade. Este é um sérum de noite com 0,3% de retinol formulado para atenuar as rugas e linhas finas, e diminuir os sinais do fotoenvelhecimento ao fim de 28 dias. Apresenta uma textura com um toque seco e aveludado, sem efeito oleoso, apesar de ser um óleo. Para mim, que estou habituada a usar retinol e que parei de usar um sérum com 1% para experimentar este, com 0,3%, este sérum não causa qualquer irritação e é muito agradável de usar. A marca, de resto, confirma que é indicado para peles sensíveis, até porque contém diversos óleos vegetais – como óleo de espuma-dos-prados, óleo de soja e óleo de raiz de junça – que reforçam a ação nutritiva do produto. Ainda não usei 28 dias, mas só com duas utilizações noto a pele muito mais suave e lisa ao toque – o que, provavelmente, significa que o meu sérum de 1% retinol está aberto há demasiado tempo e já perdeu eficácia. Diria que é um bom sérum para alguém que esteja a começar a usar retinol – este ingrediente é, de resto, essencial em qualquer rotina de skincare. É o princípio ativo com mais estudos clínicos que comprovam os seus efeitos antienvelhecimento.

Foto: DR

Hair Prodigieux La Crème da Nuxe, 100 ml, cerca de €18

Para quem tem o cabelo fino com pontas secas e estragadas, como eu, este creme é magnífico. A marca diz que nutre o cabelo sem o deixar pesado – e eu confirmo. Além disso, é termo-protetor, protegendo as fibras capilares dos aparelhos de styling com temperaturas até 220°C. A Nuxe também diz que "após 12 utilizações o cabelo fica intensamente reparado" – quanto a isto, tenho dúvidas, acredito piamente que a tesoura é a única coisa que repara um cabelo espigado, mas a verdade é que num cabelo nutrido e hidratado, as pontas secas e estragadas notam-se menos. E usando frequentemente, depois de um bom corte, mantém o cabelo em boas condições durante mais tempo. A única coisa de que não gosto neste produto é o cheiro – a fragrância icónica do Huile Prodigieuse é uma favorita dos fãs da marca, mas eu não gosto de aromas florais. Este creme tem um alto teor de óleo de camélia rosa e o aroma permanece no cabelo dias a fio. Se gosta de cheirar a flores, sorte a sua. Pode ser aplicado no cabelo seco ou molhado – no cabelo molhado o aroma dissipa-se mais depressa –, não tem silicone e não deixa o cabelo pegajoso, oleoso ou pesado. 

Foto: DR

Eau de toilette Le Sel d’Issey, 50 ml e 100 ml, entre €78 e €109

O facto de não gostar de fragrâncias florais faz com que, regra geral, acabe a usar perfumes unisexo – para mim os melhores são os da Hermès, com Voyage d’Hermès, Un Jardin Sur le Nile e Eau de Gentiane Blanche no top 3 – ou mesmo para homem. E não posso ser a única mulher da terra que fica com náuseas com perfumes demasiado doces, e que se sente atraída por aromas frescos, balsâmicos ou amadeirados, com especiarias, cedro, tabaco, um toque de oud, bergamota, uma pitada de jasmim, e notas herbais e aquáticas. Se padece do mesmo mal que eu, experimente o novo Le Sel d’Issey, eau de toilette para homem. A grande inspiração para esta fragrância foi o sal – daí o nome. Tem extrato de algas e musgo de carvalho com o foco marinho a ser realçado com uma nota de gengibre, e a terra a ser representada com a inclusão do vetiver e do cedro. O perfume tem boa durabilidade e o frasco é recarregável.

Foto: DR

Fresh Tinted Moisturiser SPF15 da Ringana, 30 ml, €48,70

Esta é uma daquelas descobertas inusitadas porque nem sequer sabia que a Ringana tinha produtos de skincare. Já tinha testado um suplemento, mas nada mais. Testei este tinted moisturiser – ou creme com cor – sem grande inclinação para gostar dele porque o frasco de vidro é demasiado pesado e a embalagem diz que a validade do produto é 10 semanas depois de aberto. A Ringana diz que os seus cosméticos contêm "ingredientes biológicos" e que são produzidos em "pequenos lotes frescos" – razão pela qual, imagino, só duram 10 semanas. Por outro lado, não contêm parabenos nem nenhum daqueles conservantes que costumam gerar ódio entre os puristas. Se é o seu caso, avance com toda a confiança. Outra coisa curiosa é a embalagem: o frasco vem envolvido numa pequena toalha de rosto 100% algodão – perfeita para remover um cleansing balm. Experimentei e, apesar da relutância, gostei bastante. Tem uma cobertura leve, mas luminosa que é o que procuro. Gosto que se veja a textura da minha pele e detesto acabamentos mate. E este creme com cor deixa-me com um ar saudável e fresco. Problema: só está disponível em duas cores, portanto, está longe de ser uma oferta universal. Por outro lado, a pele fica confortável, hidratada e o pigmento não se deposita nas linhas e rugas. Não é barato, mas muito melhor do que outras opções de marcas mais famosas.

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