Beleza

Tendência “fox eye” acusada de apropriação cultural e racismo

Trata-se de um look de maquilhagem para atingir um olhar mais “alongado”, é famoso entre celebridades e tornou-se viral pelo Tik Tok. Bella Hadid e Kendall Jenner são conhecidas por usarem esse look, no entanto, o “fox eye” tem sido bastante criticado no Twitter por outras razões.

Foto: Getty Images
21 de agosto de 2020 | Inês Esteves

Tendências de beleza há muitas, mas nem todas são consensuais. Acusada de ser uma apropriação da cultura asiática e também ser uma tendência racista,a tendência "fox eye" consiste em simular um olhar mais alongado, semelhante ao olhar natural da comunidade asiática. Esta prática tem sido acompanhada de fotografias com uma pose ofensiva – colocar a mão no rosto e puxar o canto do olho para criar o duplo do efeito que a maquilhagem confere. A pose está a ser considerada ofensiva por ser o mesmo gesto usado para ridicularizar as características asiáticas.

Esta tendência causou uma onda de críticas e opiniões no Twitter:

"durante muitos anos, o gesto de puxar os olhos tem sido usado para ridicularizar asiáticos, especialmente asiáticos de leste. Isto é uma das muitas formas de racismo casual contra asiáticos."@chbsuki

"as pessoas confundem-me. Durante anos fizeram bullying a crianças asiáticas pelas características dos olhos e agora que é viral VOCÊS querem fazê-lo, e achar que é aceitável?(…)" - @egg_murder

"Odeio mesmo a tendência do "fox eye"." - @ronaroxan

A tendência vem acompanhada de vários tutoriais de como atingir o "fox eye" através da combinação de sombra, lápis e pestanas falsas. No entanto, a "pose" para exagerar o resultado é aquilo que é mais criticado e há quem diga que vai "longe demais". Muitas pessoas explicam que uma das razões para que a tendência seja polémica prende-se com o facto de o look ser elogiado quando visto em celebridades como Bella Hadid ou Kendall Jenner, enquanto os asiáticos com os olhos naturalmente alongados são alvo de discriminação e, muitas vezes, xenofobia.

View this post on Instagram

Vocês querem tutorial dessa make mara? Mais tarde tem vídeo aqui no feed! #FoxEyes

A post shared by BRUNNA GONC¸ALVES OLIVEIRA (@brunnagoncalves) on

Saiba mais Ásia, Twitter, Maquilhagem, Gigi Hadid, Kendall Jenner, Cultura, Celebridades, Tik Tok
Relacionadas

Beleza em viagem

A pensar em mulheres que não dispensam um bom ritual de beleza e que sabem mimar-se seja em casa ou no hotel das férias, a Cidália Cabeleireiros aposta nos famosos packs de travel size.

Os melhores looks de aeroporto

De Marilyn Monroe e Brigitte Bardot às manequins e atrizes que nos inspiram agora, fomos à procura dos melhores momentos de estilo nos aeroportos do mundo, desde sempre.

Os segredos de beleza que as celebridades portuguesas herdaram das mães

É com elas que aprendemos tudo. São elas que incentivam os gestos femininos e, entre tantos outros, os cuidados a ter com o rosto, o cabelo e o corpo. Raquel Strada, Inês Castel-Branco, Joana Ribeiro, Cuca Roseta, Bárbara Lourenço e Sara Matos partilharam com a Máxima os segredos de beleza herdados pelas suas mães.

Mais Lidas