Usaria champô com cebola?
Já é um fenómeno na internet. O champô à base de cebola é a nova tendência da Beleza, mas fará mesmo justiça à sua fama? Fomos investigar.

O conceito de um champô de cebola parece, à partida, desagradável, no entanto é uma das tendências de beleza mais pesquizadas no Google (aumentaram mais de 50% só em 2019). Tudo começou com a marca Nuggela & Sulé, que lançou o primeiro champô com extrato de cebola do mercado cosmético com a promessa de fazer o cabelo crescer mais rapidamente, ideia que várias marcas seguiram. Apesar de todo o furor, o ingrediente nunca deixou de levantar algumas questões nomeadamente quanto ao cheiro ou aos benefícios reais.
Começando pelo primeiro, a própria embalagem de Nuggela & Sulé avança que a sua fórmula não tem qualquer odor a cebola. Numa entrevista ao El País, Reme Navarro, CEO da revendedora cosmética Mifarma, explica que "a maioria dos champôs que contêm extrato de cebola são formulados com outros extratos que completam a sua ação", sendo estes na maioria de origem cítrica, os verdadeiros protagonistas do aroma. Nas avaliações do website da Babaria (que também vende a sua própria versão) ou no próprio site da Nuggela & Sulé, os consumidores referiram o seu cheiro frutado, estando este entre os produtos mais vendidos na categoria de beleza.
Em 2018, um estudo realizado pela Universidade de Adarsh, na Índia, confirmou que a cebola é um vegetal que possui propriedades antissépticas e antibacterianas que hidratam o cabelo e reduzem a perda do mesmo. A explicação apresentada é que dois ativos poderosos atribuem à cebola esse agente fortalecedor. O primeiro é o enxofre, "conhecido como o mineral da beleza pelas suas propriedades antissépticas e pela sua capacidade de purificar e melhorar a condição do couro cabeludo" alega a própria marca, que acrescentou que o segundo ativo é a quercetina, um flavonóide natural que melhora o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação do couro cabeludo".
Duas das maiores preocupações dos consumidores são o crescimento do cabelo e o aumento de densidade ou volume, daí a atenção que se tem gerado à volta deste produto. Na mesma entrevista, Navarro alertou que "embora a maioria dos champôs que contenham cebola sejam benéficos para o fortalecimento dos cabelos, o ideal é escolher um produto com base nas necessidades pessoais e que seja avaliado por um especialista". É, assim, de extrema importância ter em atenção a fórmula dos champôs ditos "milagrosos" como um todo, não considerando a cebola como ingrediente que faz a diferença, e fazer uma escolha de acordo com as características não só do seu cabelo como do couro cabeludo.


O seu gosto pela moda vai muito além do glamour superficial. Lady Spencer estudou política, literatura inglesa ou história de arte e não põe de parte a possibilidade de lançar a sua própria marca de luxo. Por Bethan Holt
Deixar-se dormir no sofá a ver a sua série favorita está fora de questão. Descubra porquê e perceba o que pode fazer em alternativa.
O confinamento revelou a fragilidade e a força emocional e psicológica de cada um de nós. Conversámos com o psicólogo Nuno Mendes Duarte sobre o que estamos a passar e estratégias para o contornar.
Será um mês favorável para o amor? Quais são as adversidades que pode encontrar em março? Andrea Pereira, praticante de astrologia evolutiva, faz um relato signo a signo e consoante o dia em que nasceu.