Beleza

Como maquilhar o contorno dos olhos

Maquilhar e desmaquilhar a delicada zona do contorno dos olhos exige alguma perícia, especialmente quando o objectivo é rejuvenescê-la. Falamos com os especialistas para saber como corrigir as questões mais colocadas.
Por Carolina Silva, 07.10.2019

Tons ideais
José Teixeira, Makeup Artist Dior, considera que as cores contrastantes são as ideais para cada cor de olhos: "Para olhos verdes, os pigmentos rosa, em cores como o bordeaux, beringela e violeta. Para os olhos azuis, cores com pigmentos amarelos, como os tons laranja, dourado, bronze, encarnado e castanho. E para os olhos castanhos, o pigmento azul, em tons de cinza, roxo e violeta." O maquilhador adverte para a regra da não regra: "É um erro assumir que não podemos utilizar maquilhagem da mesma cor dos olhos. Não vamos é obter o mesmo destaque, mas sim uma harmonia tom sobre tom."

Aspeto cansado
O olhar fatigado, resultado de horas ao computador ou da privação de sono, tem no lápis azul a solução imediata. O maquilhador recomenda utilizá-lo na linha de água. "No caso das olheiras fundas e marcadas, utilizo o corretor no canto interno superior e na pálpebra inferior, do canto interno até meio do olho. Convém evitar a zona do centro para o canto externo, já que vai salientar qualquer linha de expressão ou ruga que possa existir."

Olhar descaído
"Para combater as pálpebras cansadas, o ideal é recorrer aos tons escuros bem marcados na pálpebra superior, esbatidos de dentro para fora e de baixo para cima. Não convém utilizar qualquer tipo de maquilhagem (máscara de pestanas incluída) na parte inferior do olho, a não ser o corretor. Este truque vai levantar o olhar pelo efeito ótico de lift instantâneo.

Corretores de cor
Há uma cor
para corrigir cada situação indesejada no contorno dos olhos, seja uma vermelhidão ou olheiras. José Teixeira recomenda o corretor verde para atenuar todas as tonalidades avermelhadas da pele; o tom pêssego para corrigir as olheiras escuras e arroxeadas, para iluminar uma pele negra ou corrigir manchas de pigmentação; o amarelo para iluminar as peles morenas e para corrigir as olheiras azuladas; e o azul para iluminar um resto cansado e baço.

Antes ou depois?
A maquilhadora Mafalda Esperança admite que não há certos nem errados na hora de escolher o que aplicar primeiro, mas confessa que, tal como lhe acontece, a maior parte dos maquilhadores profissionais opta por aplicar primeiro a base e só depois o corretor: "Isto para não cortar o efeito do corretor, cujo efeito é iluminar. Este produto deverá ter sempre um tom abaixo do tom de base, razão pela qual deve ser aplicado por cima, para iluminar a zona do contorno dos olhos."

Sim ao primer
Aplicar maquilhagem num contorno dos olhos com rugas pode apresentar algumas dificuldades. Além da hidratação diária e de máscaras frequentes na zona do contorno dos olhos, o primer de olhos é um aliado infalível para evitar que as rugas se tornem demasiado óbvias com a aplicação de sombras ou do corretor.

Desmaquilhar
O processo de remover a maquilhagem é um dos principais erros cometidos na zona do contorno dos olhos. Utilizar sabonetes que ardem nos olhos ou desmaquilhantes pouco suaves que removem as pestanas e deixar vestígios de maquilhagem são alguns dos exemplos pelos quais a maioria das mulheres já passou.

Não esfregue os olhos: além de poder irritá-los, pode estimular a formação de rídulas e de rugas. Em vez disso, embeba um algodão em desmaquilhante bifásico (um híbrido de água e óleo), pressione sobre os olhos, aguarde alguns segundos para a maquilhagem quebrar e remova com um movimento descendente suave. Posteriormente pode aplicar uma água micelar para remover os restantes resíduos. Sobram alternativas como as toalhitas desmaquilhantes, um SOS a recorrer quando a pressa é maior, mas sempre elegendo produtos que contenham agentes suaves, específicos para a zona do contorno dos olhos. Monika Zochowska, cofundadora e CEO da Glov, recomenda ainda a luva desmaquilhante: "A Glov é uma forma natural e simples de remover a maquilhagem. Funciona apenas com água e substitui as loções, cremes e discos desmaquilhantes. A luva Glov remove máscara de pestanas e o eyeliner e é gentil para o contorno de olhos, mesmo para quem utiliza lentes de contacto. As suas microfibras atraem os resíduos de maquilhagem como um íman e não é necessário esfregar a pele. Confortável e num tamanho prático, a Glov é uma forma fácil e agradável de remover a maquilhagem de olhos."

 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!