Atual

Será que devemos deixar os gatos dormir na nossa cama?

Há aspetos bons e maus sobre partilhar o tempo de sono com os companheiros felinos. Alguns peritos na área clarificam a questão.

Foto: Sam Lion / Pexels
20 de maio de 2021 | Rita Silva Avelar
Os gatos deviam entrar nos temas que não se discutem, por norma, à mesa - futebol, política e religião - tal é a legião de fãs acérrimos deste animal, cuja domesticação e convivência divide opiniões. Um dos temas, quando a conversa é gatos, recai sobre a pergunta: devemos ou não deixar os gatos dormir na nossa cama? E quando há bebés?

"Ter um convidado na cama connosco reduz o stress, além de trazer calor e conforto" explica Bill Fish, um especialista em sono, à Healthline, que acredita que dormir com gatos pode dar-nos uma sensação de segurança, emocional e física. "Ao sentir a respiração rítmica do vosso gato, ele acalma-vos e ajuda-vos a dormir mais rapidamente" acrescenta. 

Outro especialista, o veterinário Steve Weinberg, afirma à mesma publicação que pode ser agradável e confortável ter o gato a dormir na cama, numa perspetiva de acalmar a ansiedade e prevenir pesadelos. "A desvantagem é que os gatos são animais noturnos", explica, apontando esta característica como sendo causadora de "sono interrompido durante as primeiras horas da noite" ou "ser acordado cedíssimo."

Os gatos podem também querer aconchegar bebés e crianças - assumindo os seus próprios papéis de cuidadores da casa - mas os especialistas dizem que os gatos não devem passar a noite com os mais pequenos. Jennifer Maniet, também veterinária diz ao mesmo site que "não é seguro para os gatos dormir com bebés porque existe o risco de um gato poder sufocar involuntariamente um bebé ao dormir" e que "se o gato se assusta ou tem medo, o bebé pode ser mordido ou arranhado" de forma involuntária.

Leia também
Um dos especialistas aponta para o facto de o poder territorial poder ser um fator incómodo, ou seja, se alguém que não conhecem for dormir na cama que assumiram como sendo deles. "Eles começam a sentir que é o seu território e podem ficar agitados se mais alguém entrar na cama".
Leia também
Saiba mais Gatos, Cama, Dormir, Felinos, Dormir com Gatos, Sono, Pelos, Noturno
Mais Lidas