Atual

Saiba porque devemos fazer a cama todos os dias

Os motivos e benefícios vão muito além de deixar o quarto apresentável. Conheça-os.

13 de abril de 2018 | Andreia Rodrigues

Fazer a cama todos os dias devia fazer parte da rotina matinal de toda a gente. E não vale a pena dizer que não tem tempo, quando sabe que começa o dia a fazer scroll nas redes sociais de forma desenfreada. Fazer a cama demora menos tempo do que isso. Se precisa de motivos para incluir esta tarefa na sua "to do list", damos-lhe três.

Começa o dia com o pé direito e torna-se uma pessoa mais produtiva

Num discurso na Universidade do Texas, em 2014, o Admiral William McRaven, comandante das operações especiais da Marinha norte-americana, explicou que "ao fazer a cama todas as manhãs está a cumprir a primeira tarefa do dia. Isto dar-lhe-á uma pequena sensação de orgulho e vai encorajá-la a fazer mais uma tarefa e outra e outra". "Ao final do dia, uma tarefa completa transforma-se em várias tarefas concluídas. Fazer a cama irá também reforçar o facto de que as pequenas coisas na vida importam", conclui no seu discurso.

O livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, reforça a ideia de que fazer a cama todas as manhãs torna-se um "hábito-chave", que impulsionará a tomar outras boas decisões ao longo do dia. O autor sublinha que vários hábitos-chave acumulados levam a uma "sensação de bem-estar".  

Reduz o stress e melhora o humor

Depois de um dia cansativo, chegar a casa e ver desorganização por todo o lado não vai, certamente, fazê-lo sentir-se melhor. Por outro lado, se encontrar o quarto arrumado e a cama feita, isso provocará uma sensação de tranquilidade: basta deitar-se e relaxar. Além de que ninguém gosta de se deitar em lençóis enrugados.

Encoraja-nos a manter o resto do quarto arrumado

Imagine que entrava num quarto de hotel e a cama estava desfeita. Teria vontade de lá ficar? Provavelmente não. Mesmo que o quarto não esteja impecavelmente arrumado, fazer a cama faz logo a diferença. Ao seguir esta rotina o mais provável é que comece a arrumar outras zonas do quarto, de forma a que tudo fique com a aparência que deseja.

 

Saiba mais Fazer a cama, produtividade, O Poder do Hábito, Admiral William McRaven, Comportamento
Relacionadas

O que é que nos está a impedir de dormir?

Conversámos com um neurologista para conhecer as consequências para a saúde da privação do sono e saber como podemos melhorar uma parte tão fundamental da vida – afinal, passamos parte dela a dormir.

Estar sentada faz mal?

Acredite, o nosso corpo foi criado para estar em movimento. Saiba os riscos que corre por passar o dia sentado.

Manhãs gloriosas, hábitos matinais para um dia de sucesso

Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro 'My Morning Routine' reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia. A Máxima entrevistou Benjamin Spall, um dos autores.

Mais Lidas