Peça de teatro homenageia centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís
As Mulheres em Lisboa ou as Espias de Látex na Madrugada de 25 de abril, da encenadora e historiadora Maria Duarte, está em cena na Culturgest até 17 de setembro.

A partir da afinidade que a também historiadora tem com os livros Concertos dos Flamengos (1993), Antes do Degelo (2004), e Crónica do Cruzado Osb (1976), a peça transforma-se numa comédia em torno de três guiões que, cada um à sua maneira, abordam "as vidas das mulheres portuguesas e da feminilidade como uma figura que permeia e estorva a trama cultural, política e sexual."
Bernardo Beja, Cláudio de Castro, Flávia Lopes, Gonçalo Ferreira de Almeida, Isadora Alves e Rafaela Binbal interpretam a peça, que acontece às 21h nos dias 15 e 16, e às 19h no dia 17. Os bilhetes custam entre €7 e €14 e estão à venda na Culturgest e na Ticketline.

Mundo, atualidade, teatro, Agustina Bessa-Luís, Culturgest
Dulce Maria Cardoso: “Escrevo sobre os que ficam nas margens, os que não se encaixam, os que são humilhados.”
'Autobiografia Não Autorizada' é um livro de crónicas, onde a grande romancista portuguesa deixa pistas sobre o que pode ser real na sua vida. Depois de ‘Eliete’ e o ‘Retorno’, de leitura obrigatória, as crónicas de Dulce Maria Cardoso ajudam-nos também a perceber a época que vivemos.
Vera Lagoa, uma mulher dos diabos
'Vera Lagoa, Um Diabo de Saias', da historiadora Maria João da Câmara, é uma cuidada e pormenorizada biografia sobre uma das mulheres mais selvagens do jornalismo de sociedade português - que ela transformou, nos anos 60, num debate público de mentalidades e de gosto.
Entrevista Patrícia Reis: “Não há nada pior do que uma mulher machista e uma mulher machista neste país é um cliché"
Da meia-noite à seis é o retrato de duas vidas que atravessam a insónia da pandemia… em 2022. Um romance para oferecer no Natal ou ler num trago enrolada numa manta de sofá.