Atual
Já pode levar o seu animal de estimação a jantar fora
A partir de maio, pode fazer-se acompanhar do seu animal de estimação em estabelecimentos comerciais devidamente sinalizados.
Segundo lei aprovada hoje no parlamento, os animais de companhia vão poder entrar nos estabelecimentos comerciais sinalizados, a partir de maio. Os proprietários podem fixar uma lotação máxima.
A medida foi aprovada, por unanimidade, a partir de projectos do Partido Ecologista, do Partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN) e Bloco de Esquerda (BE), com propostas do PS. O projecto nasceu de uma petição remetida ao parlamento por André Silva, deputado do PAN, visando alterar a legislação de 2015, que não permite a entrada de animais em espaços fechados de restauração, nem com autorização do proprietário.
Nos termos da lei, os animais podem entrar "em espaços fechados", que os aceitem, desde que obedeçam às regras descritas na lei. Os animais terão de estar presos "com trela curta" e estão vedados à zona de serviços ou onde existam alimentos.
O estabelecimento pode estar dividido com área reservada para clientes com animais. Os cães de assistência aos cegos são excluídos da proibição.
Cães protestam em frente às Nações Unidas, em Nova Iorque
A iniciativa faz parte de uma campanha da The Body Shop e da Cruelty Free International para proibir os testes de cosméticos em animais.
Os animais de estimação das celebridades
Estes são os melhores amigos que aparecem sempre no Instagram ao lado dos seus donos.
1
27 de janeiro de 2026 às 14:13
Horóscopo Chinês. 2026 é o Ano do Cavalo e isto é tudo o que deve e não deve fazer
2
27 de janeiro de 2026 às 16:00
Paula de Magalhães: "Achava impossível furar o mercado da representação. Lisboa parecia-me muito grande e distante"
3
26 de janeiro de 2026 às 16:07
Mulheres que deram o máximo. Graça Lobo: "Os homens são tão infantis, tão inúteis. Nós não dependemos deles!"
4
28 de janeiro de 2026 às 11:37
Alta-costura 2026. Bruna Marquezine, Dua Lipa e os looks da front row