Já ouviu falar da Noonoouri?
Esqueça Chiara Ferragni, Leandra Medine, Aimee Song, Mafalda Melo e Sampaio ou Camila Coelho. As novas digital influencers são computadorizadas.

A Dior apresentou ontem, 27 de maio, a sua coleção Cruise e até aqui tudo normal. Mas, por acaso, sabe quem foi a digital influencer que fez o takeover do Instagram (quando alguém assume a conta de Instagram de outra temporariamente) da maison? Noonoouri, uma influencer literalmente digital.
Não é surpresa que a inteligência artificial é-nos cada vez mais familiar e que seria apenas uma questão de tempo até sermos invadidos por ela um pouco por todo o lado. Mas influenciadores de redes sociais artificiais? Bem, e não é só Noonoouri que já faz parte dessa equipa. Vamos saber melhor quem ‘ela’ é.

Noonoouri
O diretor artístico Joerg Zuber criou a influencer em fevereiro deste ano e descreve o seu trabalho como "alta-costura digital". Zuber já trabalhou com marcas como Chanel, Bulgari, Louis Vuitton e Christian Louboutin, para nomear algumas. Mas Noonoouri chamou a atenção dos fashionistas após Carine Roitfeld publicar um vídeo com ela no seu pefil do Instagram. Vale a pena lembrar que Carine lançou as carreiras do estilista Tom Ford e da modelo Halima Aden, o que significa que o apoio da jornalista francesa a este projeto é merecedor de toda a nossa atenção.
O mundo das influenciadoras virtuais

O seu Instagram tem selfies para mostrar o novo iluminador de rosto e as sobrancelhas; ela publica imagens em que usa o mais recente ‘grito’ do streetwear e também posa com os amigos. Em fevereiro estava no desfile da Prada. Poderíamos estar a descrever Chiara Ferragni, Leandra Medine, Aimee Song, Mafalda Melo e Sampaio ou Camila Coelho, certo? Mas com mais de um milhão de seguidores no Instagram, a digital influencer a que nos referimo é Lil Miquela, que já foi considerada a ‘Fictional It Girl’ pela Vogue americana.
Outro grande nome é Shudu Gram, que se descreve como a primeira supermodelo digital do mundo. No início do ano, partilhou uma imagem "a usar o batom" no tom laranja da Fenty Beauty, marca de maquilhagem de Rihanna, e o post tornou-se viral, alcançando, em fevereiro, mais de 90 mil seguidores no Instagram – hoje a "modelo" tem mais de 117 mil.
Ficção científica para uns, a lembrar The Sims para outros ou apenas uma banda desenhada japonesa, facto é que esse segundo mundo da vida virtual e computadorizada tem um impacto no marketing de influências muito mais próximo da realidade do que se imagina. A aposta da Dior é apenas o primeiro passo.
