Atual

Igualdade de género vai ser tema obrigatório nas escolas

A nova estratégia vai ser aplicada nas escolas que integram o projeto de flexibilidade curricular.

Igualdade de género vai ser tema obrigatório nas escolas
Igualdade de género vai ser tema obrigatório nas escolas Foto: Getty Images
15 de setembro de 2017 | Margarida Ferreira

Direitos humanos, igualdade de género e interculturalidade. Estes são alguns dos temas que agora são de abordagem obrigatória em todos os ciclos de ensino. O programa surge no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e será imposto apenas às escolas que aderiram ao projeto de flexibilidade curricular.

São 235 as escolas que integram o projeto-piloto e que, nos 2.º e 3.º ciclos, vão abordar estes temas na nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Segundo explicou ao Público a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, "o que se pretende não é instituir uma disciplina formal, no sentido de que há um professor que debita a matéria, mas sim implementar uma metodologia de projeto porque a cidadania para se desenvolver tem de contar com uma parte prática".

Outros temas de abordagem obrigatória serão também a sexualidade, os media, a participação democrática, o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a saúde. Há também temas opcionais que estão ligados ao empreendedorismo, ao bem-estar animal e ao voluntariado.

Saiba mais igualdade, escolas, ensino, Comportamento
Relacionadas

Como falar de sexo aos seus filhos

Perguntam mais cedo e colocam questões mais difíceis. Têm muita informação, mas correm o risco de estar mais baralhados. Mário Cordeiro e Margarida Gaspar de Matos ajudam-no a falar de sexo aos seus filhos.

Os métodos de ensino alternativos que deve conhecer

Há escolas que ensinam diferente, com métodos High Scope, Waldorf, construtivista, com ou sem manuais. É de queimar as pestanas para leigos na matéria. E por isso visitámos alguns exemplos para lhe fazer esta cábula.

ON/OFF: quando desligar o botão da TV das crianças

O regresso à escola e à rotina traz dilemas antigos: a televisão é uma boa companhia para os nossos filhos? As opiniões dividem-se mas, numa coisa, os especialistas concordam: até aos dois anos, o aparelho deve estar desligado. Depois, é o bom senso parental que deve comandar as escolhas.

Qual a escola certa para os nossos filhos?

Continua a ser uma das grandes preocupações para quase todos os pais. Falámos com Carla Marina Mendes, autora do livro A Escola Certa Para o Seu Filho, para saber quais os pontos a ter (sempre) em conta no que toca ao estabelecimento de ensino das crianças.

Mais Lidas